Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9573
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CrencasAprendizagemLinguas.pdf124,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Crenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professor
Autor(es): Bomfim, Bernadette Barbara Sebastian Barga
Conceição, Mariney Pereira
Assunto: Professores - formação
Língua inglesa - estudo e ensino
Data de publicação: 2009
Referência: BOMFIM, Bernadette Barbara Sebastian Barga, CONCEIçãO, Mariney Pereira. Crenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professor. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, v. 8, n. 1, 2009. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/2951/2564>. Acesso em: 07 Nov. 2011.
Resumo: Neste artigo, discutimos a importância do construto crenças, seu conceito e características, destacando a importância das crenças na formação reflexiva de professores de línguas. Ressaltamos, através de uma discussão das relações entre crenças, experiências, contexto e a prática do professor, a importância da reflexão acerca das crenças e suas implicações para o processo de formação de professores. Duas implicações podem ser levantadas a partir das discussões aqui propostas: a primeira refere-se à influência que as crenças e experiências anteriores de aprendizagem podem exercer sobre a prática pedagógica do professor, baseado em Johnson (1994), Richards e Lockhart (1996) e Zeichner (1983, 1999); e a segunda trata do papel do contexto de ensino como uma força que interage com as crenças do professor e, conseqüentemente, com sua prática docente. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
In this article, we discuss the importance, concepts, and characteristics of beliefs, highlighting their significance for reflection in language teacher education, by presenting a theoretical review of studies on the relationship between beliefs, experience, context, and teacher practice. The assumptions presented call attention to the importance of the construct and implications for language teacher education: first, that experiences and beliefs affect teachers´ actions, according to Johnson (1994), Richards and Lockhart (1996), and Zeichner (1983, 1999); and second, the contexts in which teachers operate interact with their beliefs and consequently with their teaching practices.
Licença: A revista Horizontes de Linguística Aplicada está sob licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index. Acesso em: 07 nov. 2011.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons