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Título: O cotidiano do Caps : investigação do amar, gozar, trabalhar e comunicar em profissionais de saúde mental
Autor(es): Antonio, Priscila da Silva
Orientador(es): Martins, Francisco Moacir de Melo Catunda
Coorientador(es): Pasquali, Luiz
Assunto: Saúde mental
Serviços de saúde mental - pessoas
Ambiente de trabalho
Data de publicação: 13-Dez-2011
Referência: ANTONIO, Priscila da Silva. O cotidiano do Caps : investigação do amar, gozar, trabalhar e comunicar em profissionais de saúde mental. 2011. 107 f., il. Dissertação(Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Entende-se por cotidiano o que se sucede ou se pratica todos os dias ou habitualmente; o que é diário. Trata-se, portanto, de uma representação do ser de cada um, através do movimento do dia-a-dia das pessoas. As categorias dêiticas: tempo, pessoa e espaço, associadas aos verbos amar, gozar, trabalhar e se comunicar por símbolos, representam atividades intrínsecas humanas. Entende-se que as mesmas podem se comprometer em maior ou menor grau, em toda e qualquer crise do indivíduo. O objetivo geral do estudo é conhecer as atividades da vida cotidiana, através dos verbos: amar, gozar, trabalhar e comunicar por símbolos, em profissionais de saúde mental que trabalham em unidades de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), e o objetivo específico é desvelar os sentimentos e percepções da mesma população frente aos verbos referidos. Pesquisa descritiva, coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas. O local são três unidades de CAPS do interior de Goiás. Realizado entre novembro de 2010 e janeiro de 2011. Participaram nove profissionais das referidas instituições. Estudo aprovado pelo Comitê de Ética da UniEVANGÉLICA sob ofício de n 080/ 2010. Análise descritiva foi feita através do software Alceste, além da submissão do mesmo corpus discursivo à análise temática. Os resultados apontaram três categorias: trabalho e prazer; relacionamento: amar e comunicar, trabalho e desprazer, e quatro classes muito próximas às categorias: trabalho e prazer, amar, comunicar, trabalho e desprazer. A classe ‘trabalho e desprazer’ apontou para a defesa modalizada pela projeção que os levam a duvidar da capacidade de modificar, inovar e realizar um serviço de qualidade. O verbo ‘amar’ trata do compartilhar, sendo necessário intimidade, implicação e empatia nos CAPS na condução do mover para as transformações. Quanto à classe ‘comunicar’, revelam ter dificuldades em se expressar, mesmo sendo este verbo considerado “fundamental”. Na classe ‘trabalho e prazer’, o prazer não está na atividade do trabalho, mas no fruto do mesmo. Gozar a vida não aparece como categoria ou classe isolada, mas distribuído nas atividades mencionadas. Observa-se um dilema no trabalho expresso em mecanismos de negação e projeção. Concluímos tratar-se de uma neurose de dúvida coletiva, evidenciadas pelos verbos páthicos: querer, poder e dever. A dúvida paralisa a pessoa no sentido da concretização dos desejos. Os verbos, aqui elencados, fazem parte do cotidiano de todos nós, o que não é diferente no grupo pesquisado, sendo discutidos em detalhe ao longo da dissertação. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
By the everyday it is understood what occurs or what is practiced every day or habitually. It is, therefore, a representation of the being of each one, through the day-to-day movement of people. The deictic categories: time, person and space, associated to the verbs love, enjoy, work and communicate by symbols, represent intrinsic human activities. It is understood that the same can be involved to a greater or to a less degree, in every and any crisis of the individual. The main objective of this study is to understand the activities of the everyday life, through the verbs: love, enjoy, work and communicated through symbols of mental health professionals that work in units of the Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), and the specific objective is caring for the feelings and perceptions of the same population in the light of the verbs mentioned. Statistical research was collected from data through semi-structured, recorded and transcribed interviews. The locations are three CAPS units in the countryside of Goiás. It was carried out in November 2010 and January 2011. The participants included nine health professionals of the mentioned institutions. The study was approved by the Ethic Committee of UniEVANGÉLICA, under the official letter no 080/ 2010. Descriptive analysis was done through Alceste software in addition to the submission of the same discursive body for thematic analysis. The results pointed to three categories: work and pleasure, relationship: love and communicate, work and displeasure; and four classes closely relate to the categories: work and pleasure, love, communicate and work, displeasure. The class ‘work and displeasure’ pointed to a modalized defense through the projection that leads them to doubt the capacity to modify, innovate and realize quality service. The verb ‘love’ is relevant to sharing, being necessary intimacy, implication and empathy in the CAPS in the conclusion of the movement towards transformations. As for the class ‘communicate’, they reveal difficulties in expressing themselves, albeit being this verb considered “fundamental”. In the class ‘work and pleasure’, pleasure is not found in work activity, but in the recompense of the same. To have pleasure in life is not found as an isolated category or class, but it is distributed in the activities mentioned. A dilemma is observed at work explicit in negation and projection mechanism. We conclude that we are dealing with a neurosis of collective doubt, evident by the affective verbs: want, can and should. Doubt paralyzes the person relevant to instantiating the desires. The verbs listed here make-up a part of the everyday of all of us, which is no different in the researched group, being discussed in detail throughout the dissertation.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Clínica (IP PCL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, 2011.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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