Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9737
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_MarcelloFerreira.pdf791,02 kBAdobe PDFView/Open
Title: Currículos em Licenciatura em Física a Distância : análise de ementas de mecânica geral
Authors: Ferreira, Marcello
Orientador(es):: Verdeaux, Maria de Fátima da Silva
Assunto:: Currículos
Ensino a distância
Física - estudo e ensino
Mecânica
Issue Date: 14-Dec-2011
Citation: FERREIRA, Marcello. Currículos em Licenciatura em Física a Distância : análise de ementas de mecânica geral. 2011. 85 f. Dissertação(Mestrado em Ensino de Ciências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Abstract: Esta dissertação tem por objetivo discutir a Educação a Distância e as teorias curriculares, bem como propor metodologia de avaliação de ementas de cursos de licenciatura em Física a distância, especificamente na área de Mecânica Geral. A formação superior em Física na modalidade a distância é uma das prioridades educacionais no Brasil, sobretudo se consideradas as questões sociais, econômicas e territoriais. Esta formação deve ser altamente qualificada, o que demanda a permanente avaliação do projeto pedagógico do curso e de seu currículo. Os mecanismos de avaliação devem confrontar indicadores e parâmetros que assegurem à formação do professor de Física os fundamentos teóricos e metodológicos da área do conhecimento do curso, preparando-o para a certificada atuação na educação. Constitui objetivo complementar deste trabalho a indução a pesquisas complementares sobre os temas não suficientemente aprofundados. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work aims to discuss distance education and curriculum theories, as well as to propose a methodology of syllabuses evaluation in distance degree in Physics, specifically in the area of Mechanics. The distance degree in Physics is one of the education priorities in Brazil, especially when considering the social, economic and territorial issues. This degree must be highly qualified, which requires a constant evaluation of the pedagogical project of the course and its curriculum. Evaluation mechanisms must confront indicators and parameters which ensure the formation of a teacher of physics the theoretical and methodological knowledge in the area of the course, preparing for their acting in education. It is intended to complement this work to induce the further research on topics not yet sufficiently detailed.
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências, 2011.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/9737/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.