http://repositorio.unb.br/handle/10482/9784
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_LetramentoDiscursoGramáticaFuncional.pdf | 365,49 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Letramento, discurso e gramática funcional |
Autre(s) titre(s): | Literacy, discourse and functional grammar |
Auteur(s): | Rios, Guilherme Veiga |
Assunto:: | Letramento Análise de discurso crítica Etnografia Linguística |
Date de publication: | 21-déc-2011 |
Référence bibliographique: | RIOS, Guilherme. Letramento, discurso e gramática funcional. Cadernos de Linguagem e Sociedade, Brasília, v. 11, n. 2, 2010. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/les/article/view/2835/2447>. Acesso em: 21 dez. 2011. |
Résumé: | Este ensaio visa a oferecer uma proposta de teorização na interface entre letramento, discurso e gramática funcional, selecionando a Teoria Social do Letramento (Barton e Hamilton, 1998; 2000), nos Novos Estudos do Letramento, a Análise de Discurso Crítica (Fairclough, 1992; Chouliaraki e Fairclough, 1999) e a Linguística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994). Inicia-se com uma discussão acerca da possibilidade de integração entre os campos do letramento e do discurso e progride na direção de um diálogo com a etnografa e a gramática funcional. Ao fnal, são apresentadas algumas implicações dessa proposta para a pesquisa sobre o letramento baseada no discurso e na etnografa, ou do discurso em relação ao letramento.
_________________________________________________________________________________ ABSTRACT This essay aims at providing a proposal of theorizing on the interface between literacy, discourse and functional grammar, through the selection of the Social Theory of Literacy (Barton & Hamilton, 1998; 2000), in the New Literacy Studies, Critical Discourse Analysis (Fairclough, 1992; Chouliaraki & Fairclough, 1999) and Systemic Functional Linguistics (Halliday, 1994). It sets out from a discussion on the possibility of integration between the felds of literacy and discourse and carries on towards a dialogue with ethnography and functional grammar. At the end, some implications of this proposal for discourse and ethnography based literacy research are presented. |
Licença:: | Cadernos de Linguagem e Sociedade do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported. Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/les/index. Acesso em: 18 abr. 2012. |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
Ce document est autorisé sous une licence de type Licence Creative Commons