Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9853
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_SimonePinheiroSantos.pdf2,46 MBAdobe PDFView/Open
Title: Fatores de sucesso da comunicação da informação ambiental segundo especialistas
Authors: Santos, Simone Pinheiro
Orientador(es):: Suaiden, Emir José
Assunto:: Recuperação da informação
Educação ambiental
Organização da informação
Issue Date: 17-Jan-2012
Citation: SANTOS, Simone Pinheiro. Fatores de sucesso da comunicação da informação ambiental segundo especialistas. 2011. 160 p. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)-Universidade de Brasília, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2011.
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo identificar e analisar os fatores que contribuem para o sucesso da comunicação da informação ambiental, segundo especialistas em educação e informação ambiental. A pesquisa é qualitativa, de caráter descritivo, e nela foram utilizados os seguintes procedimentos técnicos: entrevista em profundidade e questionários semi-estruturados. As entrevistas foram realizadas com especialistas em educação ambiental, especialistas em informação ambiental e com os responsáveis por projetos ambientais em escolas públicas do Distrito Federal (DF). Os questionários foram enviados via correio eletrônico aos educadores ambientais cadastrados no Catálogo da Rede de Educadores Ambientais do DF produzido pela Escola da Natureza. Devido ao fato de o índice de respostas dos educadores ambientais não ter sido suficiente para atender a amostra mínima necessária, foram realizadas ligações telefônicas para os contatos deste catálogo. Os resultados da pesquisa permitem afirmar que o sucesso em comunicação ambiental é semelhante à codificação de informações ambientais, com foco no público e na compreensão. Os fatores principais de sucesso em comunicação da informação ambiental são: codificação da informação para um público, o fornecimento de informações verdadeiras, a abertura para feedbacks, comunicar para a compreensão, planejamento de comunicação, canais de comunicação alternativos, alta governança de atitude, participação social, mídia como aliada e adequada ao público, material didático para escolas e comunidade, formação de redes. Atingir sucesso em educação ambiental, segundo os grupos pesquisados, é conseguir convencer as pessoas a pensarem por todos e não apenas em si, uma mudança de atitude que resulte em benefícios para o meio em que vivemos e estimular a geração de conhecimentos e saberes para enxergar processos. No entanto, não há convencimento, nem mudança de atitude, sem comunicação. Três fatores de sucesso em comunicação da informação ambiental, codificação da informação para um público, o fornecimento de informações verdadeiras e a abertura para feedbacks são semelhantes aos fatores de sucesso em educação ambiental. Os demais se complementam, visto que informação, comunicação e educação são interdependentes e inseparáveis. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research looks at identifying and analyzing the factors that contribute to the successful communication of environmental information, according to environmental education and information specialists. Qualitative research of a descriptive character has been conducted, in which the following technical procedures were applied: indepth interviews and semi-structured questionnaires. Specialists in environmental education and environmental information were interviewed, together with the ones responsible for environmental projects in public schools of the Federal District in Brazil. The questionnaires were sent in electronic form to environmental educators registered in the ‘Catalogo da Rede de Educadores Ambientais do DF’, produced by the ‘Escola da Natureza’. Since the data collected was not of the appropriate sample size, telephone calls were additionally conducted. The results indicate that the codification of environmental information that focuses on the public’s comprehension contributes to the success in environmental communication. The factors that contribute to the successful communication of environmental information are: the codification of information to the public, the supply of truthful information, openness to feedback, facilitating comprehension, planning, alternative channels of communication, hard attitude governance, social participation, the media as an ally and adequate to the public, didactic material for schools and the community, and network formation. According to the above specialists, in order to reach success in environmental education the public needs to be convinced to think collectively. It is a change in attitude that results in benefits for the environment that we live in. It is in the encouragement of generating knowledge in order to see processes. However there is no convincing or change in attitude if there is no communication. The following three factors were found to contribute to the successful communication of both environmental information and education: the codification of information to the public, the supply of truthful information and openness to feedback. The remaining could be complementary since information, communication and education are interdependent and inseparable.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Description: Tese (doutorado)-Universidade de Brasília, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2011.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/9853/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.