http://repositorio.unb.br/handle/10482/990
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ARTIGO_PopularizacaoConhecimentoCientifico.pdf | 39,97 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Popularização do conhecimento científico |
Autre(s) titre(s): | Popularization of scientific knowledge |
Auteur(s): | Mueller, Suzana Pinheiro Machado |
Assunto:: | Popularização da ciência Comunicação científica |
Date de publication: | avr-2002 |
Référence bibliographique: | MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. Popularização do conhecimento científico. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v. 3, n. 2, abr. 2002. |
Résumé: | A questão da popularização da ciência é apresentada como um tema de interesse para
estudos da comunicação científica pela ciência da informação. A participação da sociedade no
processo de criação e divulgação da ciência por meio de pressões sociais e econômicas vêm se
tornando fator importante na formulação de políticas científicas, especialmente em países com
alto grau de educação. A opinião pública sobre fatos científicos, no entanto, depende em grande
medida da atuação de intermediários, que traduzam a linguagem científica, especialmente a mídia
imprensa e televisiva. As questões da distorção do sentido da notícia científica inerente ao
processo, mas às vezes intencional, e o tratamento de notícias sobre fatos científicos que contém risco potencial à sociedade são exemplos usados para mostrar as dificuldades do processo de popularização e argumentar que o assunto, pouco estudado pela ciência da informação, é parte integrante e cada vez mais influente no processo de comunicação científica.
_________________________________________________________________________________ ABSTRACT Popularization of science is presented as an interesting and important research subject for information science. Increasingly, pressures from groups and individuals in society are playing an influential role in defining science issues, including the directions to be followed by science research. Public opinion about scientific matters, however, depends to a great extend on intermediaries who "translate" scientific languages, especially the press and television. Distortion of scientific facts and manipulation of news, especially those containing some element of risk are examples used in this article to show the difficulty inherent to the process of popularization of science, and argue that the matter, not frequently studied by information science researchers, is an integral and most influential part of the scientific communication process. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins |
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