Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/991
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_UniversidadeInformacao.pdf57,41 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Universidade e informação : a biblioteca universitária e os programas de educação a distância : uma questão ainda não resolvida
Autre(s) titre(s): University and Information : distance education and library services : an yet unsolved question
Auteur(s): Mueller, Suzana Pinheiro Machado
Assunto:: Ensino a distância
Bibliotecas universitárias
Serviço de biblioteca
Universidade e informação
Date de publication: aoû-2000
Référence bibliographique: MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. Universidade e informação: a biblioteca universitária e os programas de educação a distância: uma questão ainda não resolvida. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v. 1, n. 4, ago. 2000.
Résumé: Os conceitos informação e universidade são indissociáveis. As novas tecnologias de informação vêm modificando a maneira como as universidades desempenham suas funções de ensino, pesquisa e extensão. Na área específica de ensino, em todo o mundo, a expansão do ensino ou educação à distância, mediado por computador, talvez seja a conseqüência mais marcante da ação da tecnologia. Mas ao mesmo tempo em que se descortinam oportunidades de alcançar metas educacionais nunca antes possíveis para indivíduos, instituições e governos, levantam-se questões de qualidade desses cursos. Neste artigo revêem-se alguns pontos relacionados a esse tema, e se discute a questão dos serviços das bibliotecas universitárias, que deveria estar no centro dessas questões mas que tem sido, senão ignorada, pelo menos postergada pelos planejadores dos cursos, inclusive no Brasil. O texto revê alguns parâmetros que têm sido propostos para esses serviços pela Association of College and Research Libraries (EUA), e estudos realizados nos Estados Unidos e Grã-Bretanha sobre a questão. O movimento de expansão dos cursos à distância, ao levantar novos desafios para as bibliotecas universitárias, levanta também a questão para os cursos de graduação em biblioteconomia, pois certamente as tecnologias de comunicação e informação, ao reconfigurarem a universidade e seus sistemas de informação, estão modificando também esse mercado de trabalho. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACT
University and Information: Distance education and library services - an yet unsolved question. The concepts university and information are bound together. Technologies which are impacting higher education - teaching, learning, and research, have brought about the expansion of distance learning. But, at the same time in which this opens tremendous new opportunities, it does raise some questions concerning quality of the education offered. In this article some issues related to the quality of courses are briefly reviewed, and the question of library services is discussed. These services should be at the center of the quality discussion, but this has not always happened. The ACRL Guidelines and some studies which have been carried out on the subject are commented. The movement towards the expansion of distance learning present new challenges to the university libraries, and, in doing so, the challenge is extended to library schools, for certainly the changes brought about by technology, as they change the university and its information systems are also changing the market for those graduates.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/991/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.