Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/9930
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2009_AmauryJorgeLinsLeal.pdf1,3 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Luz e sombra : trauerspiel ou uma idéia de Barroco no filme Inocência de Walter Lima Jr.
Auteur(s): Leal, Amaury Jorge Lins
Orientador(es):: Lima, Rogério da Silva
Assunto:: Taunay, Alfredo d'Escragnolle, Visconde de, 1843-1899 - crítica e interpretação
Lima Junior, Walter, 1938-
Benjamin, Walter, 1892-1940
Cinema e literatura
Literatura brasileira
Date de publication: 7-fév-2012
Référence bibliographique: LEAL, Amaury Jorge Lins. Luz e sombra : trauerspiel ou uma idéia de Barroco no filme Inocência de Walter Lima Jr. 2009. 106 f. Dissertação(Mestrado em Literatura)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Résumé: Este trabalho analisa a adaptação do filme (fenômeno) feita pelo cineasta Walter Lima Junior do romance Inocência do Visconde Taunay. Nela observamos a presença de características barrocas. O conceito de Trauerspiel (Idéia) -- Drama Barroco -- e que significa também representação do luto e tragédia, foi retirado do livro Origem do drama barroco alemão de Walter Benjamim. Esse conceito dá suporte teórico e justifica análise pelos elementos encontrados no filme como, por exemplo, a construção de alegorias barrocas. A alegoria barroca com seu conteúdo histórico e, portanto temporal, nos mostra o local da ação no filme em processo de desagregação e crise de valores e é o seu componente expressivo. O jogo de luz e de sombra é o principal e faz parte, entre outros elementos, dessa construção alegórica, criando a atmosfera lutuosa característica do Drama Barroco presente no filme do diretor brasileiro. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper analyses the cinematographic adaptation (phenomenon) of the novel Inocência, written by Visconde de Taunay, made by filmmaker Walter Lima Junior, where the presence of baroque characteristics can be traced. The concept of Trauerspiel (idea), tragic drama, that also has the meaning of mourning and tragedy, had gotten in the book The Origin of German Tragic Drama by Walter Benjamim. This concept offers theoretician support and justifies the analyses by film elements like, for instance, the construction of baroque allegories. In the movie, the Baroque Allegory - with its historic content, therefore temporal - shows the place of action in a process of disintegration and values crisis that is its expressive component. The contrast between light and shadow is the main element that, among others, takes part in this allegoric construction, creating the mournful atmosphere characteristic of the tragic drama found in the Brazilian director‟s movie.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Description: Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2009.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/9930/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.