http://repositorio.unb.br/handle/10482/9961
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_CleideMariaSousa.pdf | 6,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Como, logo corro : sobre deixar o lixo em espaços semi-públicos urbanos |
Otros títulos : | I eat and run : About littering in semi-public urban environments |
Autor : | Sousa, Cleide Maria de |
Orientador(es):: | Günther, Hartmut |
Assunto:: | Psicologia social Comportamento - avaliação |
Fecha de publicación : | 15-feb-2012 |
Data de defesa:: | 2-nov-2011 |
Citación : | SOUSA, Cleide Maria de. Como, logo corro: sobre deixar o lixo em espaços semi-públicos urbanos. 2011. 59 f., il. Tese(Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumen : | O comportamento de descarte de lixo em ambientes semi-públicos, especificamente a praça de alimentação de shoppings, foi estudado a partir de três estudos empíricos, com base na teoria da norma social. O Estudo 1 descreveu, por meio de survey, qual é a norma compartilhada para descarte de resíduos, além das justificativas alegadas para se limpar ou abandonar bandeja e resíduos na mesa. O Estudo 2 investigou a relação entre a norma pessoal e comportamento manifesto, combinando auto-relato e observação direta do comportamento.
O Estudo 3 testou, a partir de delineamento quase-experimental, a saliência da norma pessoal e social, por meio de prompts, para se reduzir a frequência de descarte inadequado de lixo. Os resultados demonstram que descarte de lixo é reconhecido como uma conduta normativa e a norma pessoal parece ser uma condição antecedente importante para agir de acordo com ela. Embora o comportamento mais comum na situação seja abandonar bandeja resíduos na mesa, a saliência da norma (pessoal e injuntiva) resultou em significativa mudança, invertendo
o padrão de conduta inicialmente observado. A complexidade do tema reforça a necessidade
de estudos multimétodos, com ênfase em medidas não reativas. As limitações conceituais e teóricas identificadas no enfoque normativo reforçam a necessidade de estudos multiteóricos, associando os enfoques cognitivo e behaviorista, para o estudo do comportamento de descarte
de resíduos sólidos urbanos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT Three empirical studies were conducted to study littering in a semi-public urban environment, that is, a shopping mall food court. Two theoretical perspectives were used: The norm activation theory and the focus theory of normative conduct. Study 1: A survey to determine the shared norms for waste disposal in the environment, as well of the justifications given for cleaning up or leaving trays on the tables. Study 2: Analyzed the realationship between personal norms and actual behavior through a combination of observation and self-report. Study 3: An emperical study using an ABACA design of the salience of personal and social norms on the reduction of the frequency of littering. Results indicate that waste disposal is recognized as a normative behavior and that the personal norms are an important antecedent condition. The complexity of the behavior studied reinforces the need for multi-method studies, with an emphasis on non-reactive measures. Given the conceptual and theoretical limitations identified in the normative perspective, the data analysis was extended to include the perspective of applied behavior analysis, arguing that multi-theoretical studies joining cognitive and behavioral perspective be used in the study of solid waste removal in urban environments. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2011. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.