http://repositorio.unb.br/handle/10482/10997
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_JosiasFerreiaMartinsJunior.pdf | 1,86 MB | Adobe PDF | View/Open |
Title: | Mímesis : a tinta como pele histórica |
Authors: | Martins Júnior, Josias Ferreira |
Orientador(es):: | Maravalhas Júnior, Nelson |
Assunto:: | Pintura Arte e fotografia |
Issue Date: | 23-Jul-2012 |
Data de defesa:: | 25-Aug-2011 |
Citation: | MARTINS JÚNIOR, Josias Ferreira. Mímesis: a tinta como pele histórica. 2011. 96 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Abstract: | O objetivo do presente trabalho é apresentar as diferentes abordagens dadas ao temo mímesis, originalmente concebida como meio de expiação das emoções, e depois utilizada pela filosofia, que lhe imputou outros significados. Tal estudo propiciou o entendimento da maneira com a qual pintura e fotografia foram analisadas dentro desse cenário, onde em muitos momentos tanto o pintor quanto o fotógrafo foram tidos como reprodutores ou capturadores do real. Outro ponto abordado é sobre o uso de dispositivos ópticos e lentes durante o processo de concepção e produção da pintura desde o século XV. Por fim, essa pesquisa apresenta a poética contida no trabalho prático, momento em que o artista-pesquisador busca refletir e compreender os processos de construção de possível "pele pictórica" por meio da tinta óleo como meio de entendimento do envelhecimento dos seus entes próximos e com isso pretende ter contato com os processos em que estará inserido no futuro. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This study aims at displaying the different approaches to the term mimesis, originally conceived within the rite of emotional atoning, and later taken by philosophy, which has been attributed other meanings. This study provided an understanding of the manner in which photography and painting have been analyzed in this scenario, where in several moments both the painter and photographer have been considered captors and reproducers of reality. Another point that has been approached is about the use of optical devices and lenses during the conception process and painting procedures since the 15th Century. Finally, this research presents the poetry within the work practice, the moment in which the artist-researcher attempts to reflect and comprehend the construction processes of possible pictorial skin throughout oil paint by means of understanding the aging of their loved ones and later the intention of obtaining contact with the procedures which will be inserted in the future. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2011. |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.