Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/10997
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2012_JosiasFerreiaMartinsJunior.pdf1,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Mímesis : a tinta como pele histórica
Autor : Martins Júnior, Josias Ferreira
Orientador(es):: Maravalhas Júnior, Nelson
Assunto:: Pintura
Arte e fotografia
Fecha de publicación : 23-jul-2012
Citación : MARTINS JÚNIOR, Josias Ferreira. Mímesis: a tinta como pele histórica. 2011. 96 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumen : O objetivo do presente trabalho é apresentar as diferentes abordagens dadas ao temo mímesis, originalmente concebida como meio de expiação das emoções, e depois utilizada pela filosofia, que lhe imputou outros significados. Tal estudo propiciou o entendimento da maneira com a qual pintura e fotografia foram analisadas dentro desse cenário, onde em muitos momentos tanto o pintor quanto o fotógrafo foram tidos como reprodutores ou capturadores do real. Outro ponto abordado é sobre o uso de dispositivos ópticos e lentes durante o processo de concepção e produção da pintura desde o século XV. Por fim, essa pesquisa apresenta a poética contida no trabalho prático, momento em que o artista-pesquisador busca refletir e compreender os processos de construção de possível "pele pictórica" por meio da tinta óleo como meio de entendimento do envelhecimento dos seus entes próximos e com isso pretende ter contato com os processos em que estará inserido no futuro. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aims at displaying the different approaches to the term mimesis, originally conceived within the rite of emotional atoning, and later taken by philosophy, which has been attributed other meanings. This study provided an understanding of the manner in which photography and painting have been analyzed in this scenario, where in several moments both the painter and photographer have been considered captors and reproducers of reality. Another point that has been approached is about the use of optical devices and lenses during the conception process and painting procedures since the 15th Century. Finally, this research presents the poetry within the work practice, the moment in which the artist-researcher attempts to reflect and comprehend the construction processes of possible pictorial skin throughout oil paint by means of understanding the aging of their loved ones and later the intention of obtaining contact with the procedures which will be inserted in the future.
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2011.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/10997/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.