http://repositorio.unb.br/handle/10482/1101
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_2007_ClaudiaSchmeiskeSilva.pdf | 5,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Leitura na escola : aprender a ler, ler para aprender |
Autor : | Silva, Claudia Heloisa Schmeiske |
Orientador(es):: | Bortoni-Ricardo, Stella Maris |
Assunto:: | Compreensão na leitura Prova Brasil Avaliação de leitura Protocolo verbal |
Fecha de publicación : | 2008 |
Data de defesa:: | 2008 |
Citación : | SILVA, Claudia Heloisa Schmeiske. Leitura na escola: aprender a ler, ler para aprender. 2007. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007. |
Resumen : | Este estudo decorre de inquietações provindas dos resultados da Prova Brasil 2005 em relação à compreensão leitora dos alunos. Este trabalho tem, portanto, como objetivo detectar as dificuldades encontradas pelos alunos ao responderem às questões constantes no referido sistema de avaliação, considerando os descritores propostos. Foram utilizados três textos escritos, subjacentes à Prova Brasil, para realizar os protocolos verbais com cinco alunos da 4ª série. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico em que utilizamos questionário para traçar um perfil dos alunos; entrevista, com a professora da 4ª série, para sabermos se, em sala de aula, ela adotava-se alguma estratégia de leitura; e análise documental, para analisar em que medida a escola contempla no seu projeto político e pedagógico projetos de leitura. Foram feitas ainda observações de campo, que confrontam o discurso do professor com sua prática.
_____________________________________________________________________________________ ABSTRACT The motivation for this study is the general concern with the results of the Brazilian nationwide reading comprehension test, Prova Brasil. The purpose was to evaluate and map the problems that the students face when they answer the questions of that test. In order to do this a fragment of the test (three questions of the 2005 edition) was replicated with 5 fourth graders in a public school in Brasília, Brazil, and reading protocols were carried out as they commented on their answers. The analyses of these protocols, as well as an ethnographic analysis of their teacher’s pedagogical work in the classroom, in relation to the descriptors that underlie the questions of Prova Brasil are included in this study. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2008. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.