Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/11110
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2012_ThaisdeOliveira.pdf1,94 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Letramento literário : a mediação da leitura de obras literárias no processo de constituição de leitores competentes
Auteur(s): Oliveira, Thais de
Orientador(es):: Bortoni-Ricardo, Stella Maris
Assunto:: Letramento
Leitura
Literatura
Date de publication: 5-sep-2012
Référence bibliographique: OLIVEIRA, Thais de. Letramento literário: a mediação da leitura de obras literárias no processo de constituição de leitores competentes. 2012. 183 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Résumé: O principal objetivo da presente pesquisa é verificar os benefícios que a leitura literária, mediada adequadamente por um educador ou agente de leitura, propicia ao educando em seu processo de constituição como leitor competente. Será realizada uma análise para verificar se há real contribuição ao processo de formação do jovem leitor autônomo de obras literárias quando ações planejadas no tratamento da literatura em sala de aula são somadas à disposição do professor em mediar o processo de leitura, mesmo quando esse leitor não tem a oportunidade de participar dessas práticas letradas em seu círculo familiar ou de convívio doméstico. Este estudo pretende também analisar como é realizada a transposição das práticas didáticas de leitura literária para a sala de aula, inserindo em seu procedimento metodológico a observação de professores e agentes de leitura em momentos de contação e/ou leitura de histórias, tais como dos recursos pedagógicos adotados na apresentação da literatura aos educandos iniciantes no universo leitor. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The main purpose of the present work is to examine the benefits that may accrue to pupils with very little contact with the literacy culture in their social networks, from their reading of children’s literature books. The basic assumption is that the scaffolding strategies built by the teacher as a literacy agent are fundamental for achieving the goal of developing the competence of the students as autonomous readers. The analysis of the main strategies of this literacy agent comprised three moments: before the reading activity (planning); during the reading activity (classroom interaction) and after it (classroom pedagogical activities). The results of the analysis led to partial and complete confirmations of all the proposed assumptions. The research was carried out at a public school in the city of São Sebastião, Federal District, Brazil, from July 2011 to December, 2011.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/11110/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.