Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/11673
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_ElizangelaOliveiraSoares.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Atividades educativas para promoção de práticas alimentares saudáveis em uma escola de Primavera do Leste, Mato Grosso, Brasil
Autor(es): Soares, Elizângela Oliveira
Orientador(es): Zancul, Mariana de Senzi
Assunto: Política alimentar
Hábitos alimentares
Escolas
Data de publicação: 23-Nov-2012
Referência: SOARES, Elizângela Oliveira. Atividades educativas para promoção de práticas alimentares saudáveis em uma escola de Primavera do Leste, Mato Grosso, Brasil. 2012. 85 f., il. Dissertação (Mestrdo em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Uma alimentação saudável é essencial para a saúde das pessoas e a escola é um importante espaço para a realização de atividades que tenham o propósito de incentivar uma boa alimentação. Esta pesquisa teve como objetivo implementar e avaliar ações educativas realizadas em sala de aula voltadas para a promoção da alimentação saudável, utilizando a Metodologia da Problematização e, com isso, discutir o papel da escola como espaço de práticas de educação em saúde tendo como base a ação proposta. As atividades foram realizadas durante o segundo semestre de 2011 com 28 adolescentes, alunos do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública de Primavera do Leste – MT. A ação educativa foi avaliada por meio de questionários aplicados antes e depois da intervenção, e por relatos feitos pelos alunos na avaliação das atividades. Os resultados indicaram mudanças relacionadas ao conhecimento e comportamento alimentar dos alunos após a intervenção, além da aprovação, pelos adolescentes, da Metodologia da Problematização como método para trabalhar a temática educação em saúde no Ensino Fundamental. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
A healthy diet is essential for human health and the school is an important area for performing activities that are intended to encourage good nutrition. This research aimed to implement and evaluate educational activities in the classroom focused on promoting healthy eating, using the Methodology of Problematization, therefore, discuss the role of schools as a place of practice of health education based on the proposed action. The activities were held during the second half of 2011 with 28 adolescents, eighth graders of elementary education at a public school in Primavera do Leste - MT. The educational activity was assessed by questionnaires before and after the intervention, and reports made by students in the evaluation of activities. The results showed changes related to knowledge and eating behavior of students after the intervention, in addition to approval by adolescents, the Methodology of Problematization as a method to work the theme health education in elementary school.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, 2012.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.