Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/11992
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2011_EleazarVenancioCarrias.pdf778,12 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Relações de gênero, subjetividade e construção/constituição de identidades : um caso na educação profissional e tecnológica
Auteur(s): Carrias, Eleazar Venancio
Orientador(es):: Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Assunto:: Psicologia educacional
Identidade (Psicologia)
Identidade sexual
Psicanálise e educação
Date de publication: 31-jan-2013
Référence bibliographique: CARRIAS, Eleazar Venancio. Relações de gênero, subjetividade e construção/constituição de identidades: um caso na educação profissional e tecnológica. 2011. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Résumé: O presente texto parte da consideração de que a educação institucionalizada se insere na complexidade do contexto do suposto esvaziamento do sujeito. Assim, investigam-se como determinados estudantes homossexuais e transexuais da educação profissional e tecnológica se inscrevem subjetivamente em suas relações de gênero vivenciadas no contexto das práticas de escolarização. Ainda, tomando-se como pressupostos epistemológicos o pós-estruturalismo e a Psicanálise, relaciona-se os processos de escolarização com a construção/constituição da identidade de gênero e conclui-se que as representações de gênero são, fundamentalmente, um investimento sobre o corpo no sentido de uma pretensa educação da mente. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The text start of the consideration that institutionalized education is part of the complexity of the context of the supposed emptiness of the subject. Investigates how certain homosexuals and transgender students of vocational and technological education enroll in their subjectively experienced gender relations in the context of practices schooling. Starting from epistemological assumptions as post-structuralism and psychoanalysis, the processes of schooling relates to the construction/incorporation of gender identity. It concludes that gender representations are essentially an investment on the body in the direction of an alleged training of mind.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/11992/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.