http://repositorio.unb.br/handle/10482/11992
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_EleazarVenancioCarrias.pdf | 778,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Relações de gênero, subjetividade e construção/constituição de identidades : um caso na educação profissional e tecnológica |
Autor(es): | Carrias, Eleazar Venancio |
Orientador(es): | Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de |
Assunto: | Psicologia educacional Identidade (Psicologia) Identidade sexual Psicanálise e educação |
Data de publicação: | 31-Jan-2013 |
Data de defesa: | 18-Ago-2011 |
Referência: | CARRIAS, Eleazar Venancio. Relações de gênero, subjetividade e construção/constituição de identidades: um caso na educação profissional e tecnológica. 2011. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | O presente texto parte da consideração de que a educação institucionalizada se insere na complexidade do contexto do suposto esvaziamento do sujeito. Assim,
investigam-se como determinados estudantes homossexuais e transexuais da
educação profissional e tecnológica se inscrevem subjetivamente em suas relações
de gênero vivenciadas no contexto das práticas de escolarização. Ainda, tomando-se como pressupostos epistemológicos o pós-estruturalismo e a Psicanálise, relaciona-se os processos de escolarização com a construção/constituição da identidade de gênero e conclui-se que as representações de gênero são,
fundamentalmente, um investimento sobre o corpo no sentido de uma pretensa
educação da mente. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The text start of the consideration that institutionalized education is part of the complexity of the context of the supposed emptiness of the subject. Investigates how certain homosexuals and transgender students of vocational and technological education enroll in their subjectively experienced gender relations in the context of practices schooling. Starting from epistemological assumptions as post-structuralism and psychoanalysis, the processes of schooling relates to the construction/incorporation of gender identity. It concludes that gender representations are essentially an investment on the body in the direction of an alleged training of mind. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.