Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/12081
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_ESeNarcisoConhecesseAlice.pdf110,26 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: E se Narciso conhecesse Alice? : conjeturas a respeito de um tema da educação
Autre(s) titre(s): What if Narcissus met Alice? : conjectures regarding a theme in education
Auteur(s): Ribeiro, Ormezinda Maria
Assunto:: Educação
Educadores
Professores
Date de publication: jan-2006
Editeur: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacinais Anísio Teixeira - INEP
Référence bibliographique: RIBEIRO, Ormezinda Maria. E se Narciso conhecesse Alice?: conjeturas a respeito de um tema da educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 87, n. 215, jan./abr. 2006. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/view/47>. Acesso em: 8 fev. 2013
Résumé: Tece algumas conjeturas a respeito dos rumos da educação, apontando como elas são percebidas. Emprega a figura mitológica de Narciso e a personagem Alice, do País das Maravilhas e dos Espelhos, para, numa alegoria metafórica, questionar algumas teorias que têm norteado os caminhos da educação. O propósito é evidenciar o que vários educadores já apregoam sobre esses caminhos e acentuar a premente necessidade do encontro das diversas ciências que convergem para a educação. __________________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
In this essay we have considered the aims of education, focusing on how they are perceived. We have employed the mythological image of Narcissus and the character Alice from the books "Alice in Wonderland" and "Through the Looking-glass" in order to question, in a metaphorical allegory, some theories that have guided the paths of education. Our aim is to put in evidence what several educators have already emphasized about these paths, and to point out the urgent necessity of joining the different sciences that converge towards education.
Licença:: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos – RBEP – A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original. Fonte: http://www.rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/about/submissions#copyrightNotice. Acesso em: 8 fev. 2013.
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/12081/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.