http://repositorio.unb.br/handle/10482/12285
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EVENTO_ResoluçãoSituaçõesProblemáticas.pdf | 54,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | A resolução de situações problemáticas experimentais em campos conceituais da física geral |
Autor : | Sousa, Célia Maria Soares Gomes de Moreira, Marco Antonio Matheus, Thiago Alexandre Melo |
Assunto:: | Física - estudo e ensino Método de ensino Problemas, questões, exercícios |
Fecha de publicación : | 2004 |
Citación : | SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de; MOREIRA, Marco Antonio; MATHEUS, Thiago Alexandre Melo. A resolução de situações problemáticas experimentais em campos conceituais da física geral. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 9, 2004, Jaboticatubas. Atas do IX EPEF. Jaboticatubas, 2004. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10183/10450>. Acesso em: 28 fev. 2013. |
Resumen : | Neste trabalho apresentamos resultados preliminares de uma pesquisa, na qual buscamos investigar se alunos de Física Geral dão evidências de aprendizagem significativa através da construção de modelos mentais, para dar conta de situações problemas no laboratório didático. Foram propostas questões adicionais ao relatório de laboratório cujas respostas pudessem fornecer evidências da construção de tais modelos e de possíveis invariantes operatórios neles contidos. Resultados preliminares sugerem que apenas cerca de 26% dos alunos parecem ter chegado a construir modelos mentais. A maioria dá evidências de uma aprendizagem mecânica respondendo as questões a partir apenas de fórmulas e regras. Esses resultados sugerem que as situações e os procedimentos de laboratório devem ser repensados. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Física (IF) |
Aparece en las colecciones: | Trabalhos apresentados em evento |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.