http://repositorio.unb.br/handle/10482/12285
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EVENTO_ResoluçãoSituaçõesProblemáticas.pdf | 54,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A resolução de situações problemáticas experimentais em campos conceituais da física geral |
Autor(es): | Sousa, Célia Maria Soares Gomes de Moreira, Marco Antonio Matheus, Thiago Alexandre Melo |
Assunto: | Física - estudo e ensino Método de ensino Problemas, questões, exercícios |
Data de publicação: | 2004 |
Referência: | SOUSA, Célia Maria Soares Gomes de; MOREIRA, Marco Antonio; MATHEUS, Thiago Alexandre Melo. A resolução de situações problemáticas experimentais em campos conceituais da física geral. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 9, 2004, Jaboticatubas. Atas do IX EPEF. Jaboticatubas, 2004. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10183/10450>. Acesso em: 28 fev. 2013. |
Resumo: | Neste trabalho apresentamos resultados preliminares de uma pesquisa, na qual buscamos investigar se alunos de Física Geral dão evidências de aprendizagem significativa através da construção de modelos mentais, para dar conta de situações problemas no laboratório didático. Foram propostas questões adicionais ao relatório de laboratório cujas respostas pudessem fornecer evidências da construção de tais modelos e de possíveis invariantes operatórios neles contidos. Resultados preliminares sugerem que apenas cerca de 26% dos alunos parecem ter chegado a construir modelos mentais. A maioria dá evidências de uma aprendizagem mecânica respondendo as questões a partir apenas de fórmulas e regras. Esses resultados sugerem que as situações e os procedimentos de laboratório devem ser repensados. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Física (IF) |
Aparece nas coleções: | Trabalhos apresentados em evento |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.