http://repositorio.unb.br/handle/10482/14028
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_ConcepcoesProcessoInclusao.pdf | 412,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Concepções sobre o processo de inclusão : a expressão de seus atores |
Otros títulos : | Concepts about the process of inclusion : expressions of its actors Les conceptions au sujet du processus d’inclusion : le discours de ses acteurs |
Autor : | Coelho, Cristina M. Madeira |
Assunto:: | Educação inclusiva Educação de crianças Crianças - formação |
Fecha de publicación : | ene-2003 |
Editorial : | Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília |
Citación : | COELHO, Cristina Massot Madeira. Concepções sobre o processo de inclusão : a expressão de seus atores. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 9, n. 16, jan./jun. 2003. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/6447>. Acesso em: 23 ago. 2013. |
Resumen : | Em Brasília, DF, os últimos anos põem em evidência o desenvolvimento de experiências
educacionais para a inclusão de crianças com desenvolvimento atípico no sistema de
ensino regular. A inclusão deve ser compreendida como um complexo e continuado
processo em que novas necessidades surgem e mudanças são exigidas tanto das pessoas
participantes quanto das instituições nas quais ele ocorre, mas sobretudo na relação
entre ambos. A hipótese básica deste trabalho considera que a maneira como as pessoas
concebem o desenvolvimento (a)típico está diretamente relacionada ao modo como
vão conceber e vivenciar o processo de inclusão. Em uma perspectiva sócio-cultural,
foram realizados dois estudos com o objetivo de investigar sobre o processo de inclusão
através da voz de seus atores. Por extensão, delineiam-se implicações que essas
concepções trazem para o processo de inclusão em andamento. O primeiro estudo
verifica as concepções dos professores sobre os termos normalidade/deficiência. O
segundo busca compreender como esses profissionais da educação concebem inclusão.
A análise comparativa entre os estudos verifica similaridades e singularidades,
coerência e ambigüidades nas concepções e procura relacioná-las ao desenvolvimento
de estratégias educativas viáveis e potencialmente efetivas no âmbito da educação
inclusiva. ____________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT In Brasilia, DF, Brazil, the last few years have witnessed a significant increase in the number of experiences of including children with atypical development in regular classrooms. Inclusion is a complex and continuous process, which requires changes not only in the people involved, but also in the institutions in which they occur, and particularly in the individual-institution relationship. The basic hypothesis of this study is that the way people perceive (a)typical development relates to the way they will perceive and experience the process of inclusion. In a social-cultural perspective, two studies were conduct aimed at discussing the concepts of the process of inclusion, at demonstrating the ambiguities related to experiencing an inclusion program and at delineating the implications of these concepts to the ongoing process of inclusion. The first study verified the teachers’ concepts about the normality/abnormality dichotomy. The second one attempted to understand how these education professionals perceive inclusion. Comparative analyses between the studies indicated similarities and singularities, coherence and ambiguous concepts about inclusion. Implications for the ongoing process of inclusion were also delineated. ____________________________________________________________________________________________________________ RÉSUMÉ À Brasilia, DF, Brésil, les dernières années ont mis en évidence le développement d’expériences éducationnelles pour l'inclusion d’enfants dont le développement est atypique dans le système régulier d’enseignement. L’inclusion doit être comprise comme un processus complexe et continu dans lequel de nouveaux besoins et changements sont exigés tant par les personnes participantes comme par les institutions dans lesquelles elles se passent, mais surtout dans la relation entre les deux. L’hypothèse de base de ce travail considère que la manière par laquelle les personnes conçoivent le développement (a)typique est directement reliée au mode par lequel elles vont concevoir et vivre le processus d’inclusion. Dans une perspective socio-culturelle, deux études ont été réalisées dans l'objectif de rechercher sur le processus d’inclusion à travers la voix de ses acteurs. En plus, les implications que ces conceptions ont sur le processus d’inclusion en cours sont délinéées. La première étude vérifie les conceptions des maîtres sur les termes normalité/déficience. La deuxième étude cherche à comprendre comment ces professionnels de l’éducation conçoivent l’inclusion. L’analyse comparative entre ces études vérifie les similarités et singularités, cohérence et ambiguités dans les conceptions et cherche à les mettre en relation au développement de stratégies viables et potentiellement effectives dans le domaine de l’éducation inclusive. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) |
Licença:: | Linhas Críticas - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/index. Acesso em: 23 ago. 2013. |
Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.