Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/14367
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_RelacaoTransferencialCriancas.pdf365,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A relação transferencial com crianças autistas : uma contribuição a partir do referencial de Winnicott
Outros títulos: Transferential relation with autistic children : a contribution from Winnicott’s approach
Autor(es): Januário, Lívia Milhomem
Tafuri, Maria Izabel
Assunto: Transferência (Psicologia)
Interpretações psicoanalíticas
Winnicott, D. W. (Donald Woods), 1896-1971 - crítica e interpretação
Autismo
Data de publicação: Jun-2010
Referência: JANUARIO, Lívia Milhomem; TAFURI, Maria Izabel. A relação transferencial com crianças autistas: uma contribuição a partir do referencial de Winnicott. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, v. 22, n. 1, jun. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-56652010000100004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 out. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-56652010000100004.
Resumo: O artigo reflete a relação transferencial na clínica psicanalítica com crianças autistas. Verifica-se que, a partir do trabalho de Melanie Klein (1930), a análise da transferência com crianças autistas é realizada por meio de interpretações verbais e o lugar do analista é o de intérprete. A partir do pensamento de Winnicott, o analista ganha outro lugar na situação transferencial com a criança autista para além da função de intérprete. Dentre as ideias de Winnicott, enfatiza-se a questão do holding e da interpretação, o modelo da “mãe suficientemente boa” como um norteador da transferência e a importância dos vínculos sensoriais não-verbais na relação transferencial.
Abstract: This article reflects about the transferential relation in the psychoanalytic clinic with autistic children. It is verified that, from the work of Melanie Klein (1930), the analysis of transference with autistic children is carried out through verbal interpretations and the place of the analyst is that of an interpreter. From the thought of Winnicott, the analyst gains another place in the transferential situation with the autistic child, far beyond the function of an interpreter. Winnicott emphasizes the ideas of holding, interpretation, and the model of a “good enough mother” as a guide for the transference and the importance of non-verbal sensory links in the transferential relation.
Licença: Psicologia Clínica - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License - Attribution-NonCommercial 3.0 Unported (CC BY-NC 3.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_pdf&pid=S0103-56652010000100004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 17 out. 2013.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.