Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17937
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1330-4789-1-PB.pdf482,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A busca pela escrita através da escola : estratégia interétnica e transformação social entre os Yanomami de Maturacá/AM
Autor(es): Menezes, Gustavo Hamilton de Sousa
Assunto: Indígenas Yanomami
Educação
Maturacá - Amazonas - Brasil
Data de publicação: 2015
Editora: Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal de Roraima
Referência: MENEZES, Gustavo Hamilton de Sousa. A busca pela escrita através da escola: estratégia interétnica e transformação social entre os Yanomami de Maturacá/AM. Textos&Debates, Boa Vista, n. 20, p. 40-63, jan./jun. 2013. Disponível em: <http://revista.ufrr.br/index.php/textosedebates/article/view/1330>. Acesso em: 23 fev. 2015.
Resumo: Este artigo analisa alguns pontos da situação de escolarização de um subgrupo Yanomami que atualmente vive às margens do canal de Maturacá, no noroeste da Amazônia, junto à fronteira com a Venezuela. Através de um panorama da relação mantida entre estes Yanomami e a missão católica salesiana, vemos o sentido “destruidor” do contato existe, mas é melhor compreendido através das ideias de “transformação social” e “estratégia interétnica”, uma vez que o processo de contato é também caracterizado por uma busca mútua (ainda que assimétrica) de acomodação e de entendimento comum entre as partes.
Licença: Textos&Debates - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 CC BY . Fonte: http://revista.ufrr.br/index.php/textosedebates/article/view/1330. Acesso em: 15 fev. 2015.
Versão da editora: http://revista.ufrr.br/index.php/textosedebates/article/view/1330
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.