Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/17937
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1330-4789-1-PB.pdf482,96 kBAdobe PDFView/Open
Title: A busca pela escrita através da escola : estratégia interétnica e transformação social entre os Yanomami de Maturacá/AM
Authors: Menezes, Gustavo Hamilton de Sousa
Assunto:: Indígenas Yanomami
Educação
Maturacá - Amazonas - Brasil
Issue Date: 2015
Publisher: Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal de Roraima
Citation: MENEZES, Gustavo Hamilton de Sousa. A busca pela escrita através da escola: estratégia interétnica e transformação social entre os Yanomami de Maturacá/AM. Textos&Debates, Boa Vista, n. 20, p. 40-63, jan./jun. 2013. Disponível em: <http://revista.ufrr.br/index.php/textosedebates/article/view/1330>. Acesso em: 23 fev. 2015.
Abstract: Este artigo analisa alguns pontos da situação de escolarização de um subgrupo Yanomami que atualmente vive às margens do canal de Maturacá, no noroeste da Amazônia, junto à fronteira com a Venezuela. Através de um panorama da relação mantida entre estes Yanomami e a missão católica salesiana, vemos o sentido “destruidor” do contato existe, mas é melhor compreendido através das ideias de “transformação social” e “estratégia interétnica”, uma vez que o processo de contato é também caracterizado por uma busca mútua (ainda que assimétrica) de acomodação e de entendimento comum entre as partes.
Licença:: Textos&Debates - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 CC BY . Fonte: http://revista.ufrr.br/index.php/textosedebates/article/view/1330. Acesso em: 15 fev. 2015.
metadata.dc.relation.publisherversion: http://revista.ufrr.br/index.php/textosedebates/article/view/1330
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/17937/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.