http://repositorio.unb.br/handle/10482/19623
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_GuilhermeLobaoQueiroz.pdf | 1,82 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Pegadas de dinossauro : uma expedição teopoética pelo cinema de Terrence Malick |
Auteur(s): | Queiroz, Guilherme Lobão de |
Orientador(es):: | Sá, Sérgio Araújo de |
Assunto:: | Cinema Poesia Teopoética Malick, Terrence, 1943- crítica e interpretação |
Date de publication: | 29-fév-2016 |
Data de defesa:: | 15-déc-2015 |
Référence bibliographique: | QUEIROZ, Guilherme Lobão de. Pegadas de dinossauro: uma expedição teopoética pelo cinema de Terrence Malick. 2015. 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Résumé: | Pegadas de dinossauro: uma expedição teopoética pelo cinema de Terrence Malick propõe investigar consonâncias e dissonâncias da realização cinematográfica do diretor norte-americano em relação a aspectos de uma poética que persegue o divino. Mediada pela poesia, a dissertação busca empreender uma jornada em busca de vestígios estéticos que conferem à obra de Malick um caráter estilístico singular. Por meio de análises dos planos, das paisagens, do uso da luz natural ao limite, da trilha sonora, da voz over, da moral religiosa, do afeto, das trevas, da vida, da natureza e da graça presentes em cada um dos seis filmes do diretor (considerando apenas os que estrearam em circuito comercial até julho de 2015), desenharemos uma cartografia teopoética à luz do conceito do teólogo alemão Karl-Josef Kuschel, porém assumindo como espinha dorsal diálogos com a fenomenologia dos devaneios de Gaston Bachelard, de onde pretendemos desvendar o instante teopoético em Malick. |
Abstract: | Dinosaur trails: a theopoetic expedition throughout Terrence Malick films concerns the consonances and disonances of the american director’s work in relation to aspects of the poethics of the divine. Mediated by poetry, the present dissertation engages a journey in order to find aesthetics traces which give Malick’s cinematography an unique stylistic feature. Throughout analisys of framing, landscapes, natural light at the limit, soundtrack, voice over, religious moral, affection, darkness, life, nature and grace in each one of his six full-lenght movies (considering only the theatrical releases dated ‘til July of 2015), we will delineate a theopoetic cartography illuminated by the concept of german theologist Karl-Josef Kuschel, taking on, as backbone, a close dilaogue with Gaston Bachelards’s reverie phenomelogy. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Comunicação (FAC) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2015. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.19623 |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.