http://repositorio.unb.br/handle/10482/20914
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_PedroErnestoFreitasLima.pdf | 7,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Disfarce de intenções : exposição e ocultação em Jac Leirner |
Autor : | Lima, Pedro Ernesto Freitas |
Orientador(es):: | Oliveira, Emerson Dionisio Gomes de |
Assunto:: | Leirner, Jacqueline, 1961- crítica e interpretação Arte contemporânea Arte - crítica |
Fecha de publicación : | 12-jul-2016 |
Data de defesa:: | 11-mar-2016 |
Citación : | LIMA, Pedro Ernesto Freitas. Disfarce de intenções : exposição e ocultação em Jac Leirner. 2016. 196 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumen : | Pretende-se aqui analisar a obra de Jac Leirner a partir de uma tensão por nós identificada entre exibição e ocultação dos objetos que configuram suas obras, que, de maneira geral, são previamente acumulados, ordenados segundo critérios estabelecidos pela artista e finalmente expostos. Para conduzir esse debate, propomos três conceitos construídos a partir da análise das obras e da fortuna crítica escrita acerca de Leirner. São eles destilação, acumulação e interceptação. Operando essas questões, entendemos que a artista problematiza e complexifica suas intenções, à guisa de disfarce, acerca do manejo de objetos que a interessam. |
Abstract: | Our intention here is to analyze the Jac Leirner’s work from a tension that we have been identified between displaying and hinding of the objects that build her works,which in general are previously accumulated, sorted by the artist’s criteria and finally exposed. To conduct this debate, we propose three concepts built from the works and literary criticism written about Leirner analysis. They are distillation (destilação), accumulation (acumulação) and interception (interceptação). Operating these issues, we believe that Leirner discusses and complicates their intentions, to disguise guise, about the handling by her of the some objects. |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2016. |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.20914 |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.