http://repositorio.unb.br/handle/10482/23129
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EVENTO_DesafioLudicidadeFormacao.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O desafio da ludicidade na formação e atuação do professor de língua estrangeira : reflexões e críticas |
Autor(es): | Silva, Angélica Gisele Melo Dantas, Otilia Maria |
Assunto: | Brincadeiras - educação Professores - formação Educação Língua espanhola |
Data de publicação: | 2017 |
Editora: | Faculdade de Educação - UnB |
Referência: | SILVA, Angélica Gisele Melo; DANTAS, Otilia Maria. O desafio da ludicidade na formação e atuação do professor de língua estrangeira: reflexões e críticas. In: ENCONTRO DE APRENDIZAGEM LÚDICA, 2., 2016, Brasília. Anais eletrônicos... Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2017. p. 311-315. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/handle/10482/23065>. Acesso em: 29 mar. 2017. |
Resumo: | Este é um relato de experiência da formação e atuação lúdica de uma professora de língua estrangeira e sua influência para aprendizagem dos alunos. Este estudo objetiva refletir sobre a ludicidade no curso de Licenciatura em Espanhol e sua influência quando utilizada pela professora iniciante. A metodologia, de natureza qualitativa, teve como viés metodológico as reflexões da professora sobre sua formação e sobre os jogos utilizados em sala, juntamente aos aportes de Cosson (2011), Gatti (2016) e Santos e Cruz (2011). Os resultados apontam para a deficiência no curso de licenciatura quanto à formação lúdica dos professores. Entende-se que a ludicidade favorece a relação professor aluno e entre os integrantes da turma, além de desenvolver diversas capacidades nos alunos, tais como reflexão e criatividade. Com todos esses pontos, mostra-se ainda um caminho para o não desgaste do professor por frustrações quanto ao ensino e/ou pela relação com os alunos. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) |
Licença: | Autorização para disponibilização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo organizador do evento, em 23 de março de 2017, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 Interancional, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Publicação associada: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/23065 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos apresentados em evento |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.