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Título: Evidências de validade convergente do SON-R 2½-7[a] com o WPPSI-III e WISC-III
Outros títulos: Evidences of convergent validity of SON-R 2½-7[a] with WPPSI-III and WISC-III
Autor(es): Karino, Camila Akemi
Laros, Jacob Arie
Jesus, Girlene Ribeiro de
Assunto: Testes de inteligência
Habilidades cognitivas
Data de publicação: 2011
Editora: Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Referência: KARINO, Camila Akemi; LAROS, Jacob Arie; JESUS, Girlene Ribeiro de. Evidências de validade convergente do SON-R 2½-7[a] com o WPPSI-III e WISC-III. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 24, n. 4, p. 621-629, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000400001>. Acesso em: 04 abr. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000400001
Resumo: Um processo de validação adequado é fundamental para assegurar uma interpretação correta dos resultados de um teste. Assim, este estudo investigou a validade convergente do teste não-verbal de inteligência SON-R 2½-7[a] com o WPPSI-III e o WISC-III. O teste é a versão abreviada do SON-R 2½-7, de origem holandesa, normatizado e validado em vários países da Europa. No total, 109 crianças de três estados brasileiros participaram do estudo. A correlação entre o SON-R 2½-7[a] e o WPPSI-III foi igual a 0,75 e com o WISC-III foi de 0,69. Esses coeficientes de validade são muito semelhantes aos encontrados em estudos feitos com o SON-R 2½-7 em outros países. Conclui-se que os resultados indicam uma validade convergente satisfatória do teste SON-R 2½-7[a].
Abstract: An adequate validation process is fundamental to ensure sound interpretations of test results. Thus, this study aimed to investigate the convergent validity of the SON-R 2½-7[a] with the WPPSI-III and the WISC-III. The test is an abridged edition of the SON-R 2½-7, a Dutch non-verbal intelligence test, with normatization and validation studies done in several European countries. A total of 109 children from three Brazilian states participated in the study. The correlations of the SON-R 2½-7[a] with the WPPSI-III and with the WISC-III were .75 and .69, respectively. The validation coefficients encountered are very similar to the ones found in studies with the SON-R 2½-7 in other countries. The results imply a satisfactory convergent validity of the SON-R 2½-7[a].
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)
Licença: Psicologia: Reflexão e Crítica - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License(Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722011000400001. Acesso em: 04 abr. 2017.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000400001
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