Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Roza Pinel, Walace | - |
dc.contributor.author | Rêses, Erlando da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-06T11:21:20Z | - |
dc.date.available | 2017-04-06T11:21:20Z | - |
dc.date.issued | 2016-11 | - |
dc.identifier.citation | ROZA PINEL, Walace; RÊSES, Erlando da Silva. Perspectivas de pesquisa na educação de jovens e adultos da penitenciária feminina do DF sob a ótica do materialismo histórico dialético. In: SIMPÓSIO, EDUCAÇÃO, MARXISMO E SOCIALISMO, 1., 2016, Belo Horizonte. Anais eletrônicos... Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, 2017. p. [1-13]. Disponível em: <https://media.wix.com/ugd/8c63f4_2bc3d5165ae546ef8e00ee839e25c21c.pdf>. Acesso em: 6 abr. 2017. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/23201 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo, de cunho bibliográfico e documental, apresenta a possibilidade de
utilização do Materialismo Histórico-Dialético (MHD) na pesquisa em Educação de
Jovens e Adultos (EJA) na Penitenciária Feminina do Distrito Federal (PFDF). O MHD
figura-se como uma das principais epistemologias das teorias críticas sociais, tratandose
de descobrir as leis fundamentais que definem os modos de organização das pessoas
em sociedade mediante a história. No método, as categorias de essência e de aparência
são tratadas dialeticamente de forma contínua – em contraste com a relação entre causa
e efeito –, de modo a se retroalimentarem constantemente. Para Pinel (2015), mulheres
na cultura brasileira e latina que praticam delitos afastam-se do estereótipo tipicamente
feminino, rompendo o padrão esperado em relação ao comportamento social de gênero,
transgredindo o paradigma social construído ao longo de séculos de dominação cultural
e social masculina sobre o papel da mulher na família e na sociedade. O crime não é
visto como atividade feminina, negando-se, mesmo no cárcere, a condição de sujeitas
autoras de sua história. Para Gaudad (2015) o encarceramento de mulheres deu-se em
números maiores que a prisão de homens; e isso tem ocorrido de forma paradoxal, tendo
em vista a maior presença e incorporação de mulheres às economias latinas, assim como
uma expansão do uso e consumo de drogas nesses países. O ensino nas prisões não está
contemplado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) como
modalidade específica, mas como corolário da Educação de Jovens e Adultos. Apenas
no início da segunda década do século XXI, por meio da Resolução CNE/CEB nº 2 de
19 de maio de 2010, surgem diretrizes nacionais específicas para a educação no regime
de privação de liberdade, acompanhada do Decreto nº 7.626/2011, que incluiu o plano
estratégico de educação no âmbito do sistema prisional. Rangel (2007), nos aponta que
quando a terceirização se impõe, os interesses das pessoas em cumprimento de pena
caem para o segundo plano nos países da América Latina, da Ásia e da África que estão
desenvolvendo programas educativos centrados principalmente na formação para o
trabalho mediante oficinas de produção. Diante do exposto, este artigo, analisa as
relações históricas entre sociedade, sistema carcerário feminino brasileiro e educação,
situando-as no contexto do MHD. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.publisher | Faculdade de Educação - UFMG | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Perspectivas de pesquisa na educação de jovens e adultos da penitenciária feminina do DF sob a ótica do materialismo histórico dialético | en |
dc.type | Trabalho | en |
dc.subject.keyword | Educação de jovens e adultos | en |
dc.subject.keyword | Identidade social | en |
dc.subject.keyword | Prisões | en |
dc.subject.keyword | Gênero | en |
dc.rights.license | Autorização para disponibilização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo organizador do evento, em 3 de abril de 2017, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 Internacional, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) | pt_BR |
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