Titre: | Modelagem dos processos espaciais formadores da dinâmica urbana no Distrito Federal do Brasil |
Auteur(s): | Anjos, Rafael Sanzio Araújo dos |
Orientador(es):: | Dantas, Jorge de Rezende |
Assunto:: | Engenharia de transportes |
Date de publication: | 16-mai-2017 |
Data de defesa:: | 1995 |
Référence bibliographique: | ANJOS, Rafael Sanzio Araújo dos. Modelagem dos processos espaciais formadores da dinâmica urbana no Distrito Federal do Brasil. 1995. xxviii, 220 f., il. Tese (Doutorado em Engenharia)—Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995. |
Résumé: | A expansão das periferias urbanas no Brasil têm provocado dentre outras
disfunções socioespaciais a expansão anárquica, trazendo como conseqüência o
adensamento dos seus territórios e sua deterioração. Nesse sentido, os tipos de agentes i
intervenientes e atuantes no crescimento da cidade, o processo de expansão que se opera J
e a configuração espacial resultante, assumem caraterísticas locais, com especificidades j
próprias, que tomam o seu entendimento uma tarefa mais complexa.
Essa pesquisa busca fazer uma interpretação da dinâmica urbana no território do
Distrito Federal, representando espacialmente como atuam e que estratégias utilizam os
atores estruturais com interferência no crescimento e na formação do espaço urbano
atual e no futuro próximo, sobretudo dos parcelamentos urbanos privados, principal
agente propulsor da expansão. O trabalho é construído a partir do desenvolvimento de
um modelo de dinâmica espacial urbana, estruturado em informações espacializadas e
operacionalizado a partir de fases integradas utilizando para representação, manipulação
e análise dos dados espaciais o uso de tecnologias do geoprocessamento, principalmente
de um Sistema de Informação Geográfica (SIG) versátil e de baixo custo.
O estudo revelou entre os cinco atores investigados uma complexidade de
conflitos institucionais, superposição de funções e algumas sintonias espaciais
pertubadas por usos incompatíveis, questões fundiárias e problemas de legislação
vigente. Sobre os parcelamentos urbanos privados a pesquisa detectou a sua
irreversibilidade espacial, a ausência de solução técnica e a falta de uma atitude do setor
decisório quanto ao quadro observado. A leitura de uma configuração semí-radial ao
Plano Piloto de Brasília reforça a sua vocação de principal pólo de atração da região e a
ocorrência de menos interstício no contínuo urbano evidencia dois importantes pólos
dinamizadores da urbanização e outros núcleos complementares e emergentes. Estes são
alguns dos novos fatos geográficos urbanos revelados pelo estudo.
A pesquisa recomenda modificações estruturais no macrozoneamento do Plano
Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (PDOT), principal instrumento
institucional para orientação do crescimento do conjunto urbano; e faz, também uma
proposta para implementação de uma rede de pontos de monitoramento do território,
para controlar e acompanhar a ocupação urbana. A política conflitante e de
desarticulação do Governo com relação aos fatos da dinâmica urbana; a irreversibilidade
dos parcelamentos privados e as evidências da degradação ambiental crescente; a
caracterização do padrão de urbanização em desenvolvimento e o cenário factível da
estrutura urbana no futuro próximo baseado nas forças reais e atuantes, são algumas das
principais conclusões da tese. |
Abstract: | The expansion of the urban outskirts in Brazil has caused anarchic expansion,
among other socio-spacial malfunctions, bringing, as a consequence, the densification
and deterioration of their territories. In that sense, the types of agents intervenient and
active in the growth of the city, the expansion process which takes place, and the
resulting spacial configuration take on local characteristics with peculiar specificities,
which make their understanding a more complex task.
This research aims at interpreting the urban dynamics in the territory
corresponding to the Federal District, giving a spacial representation of the actions and
strategies of the structural agents who interfere in the growth and fromation of the urban
space in the present and will do so in the near future, especially in the private urban land
divisions, the main driving factor of expansion. The study is based on the development
of an urban spacial dynamics model, structured on spacialized information, and
developed from integrated phases, using geoprocessing techniques for the
representation, manipulation, and analysis of spacial data, especially techniques of a
versatil and low-costing Geographic Information System(GIS).
The study has reveled among the five investigated agents a complexity of
institutional conflicts, function superposition, and a few spacial syntonies altered by
incompatible uses, agrarian issues, and problems with the legislation in force. The
research has detected the spacial irreversibility of, the lack of technical solutions for,
and the absence of specific measures by the decisory sector regarding the private urban
land divisions. The reading of a semi-radial configuration of Brasilia’s "Plano Piloto"
(the central urban area) reinforces its vocation as the main magnetic pole of the region,
and the incidence of fewer interstices makes evident two important dynamizing poles of
urbanization and other emerging complementary nuclei. These are a few of the new
urban geographic facts revealed by this study.
The research recommends structural changes in the macrozoning of the Territorial
Organization Directive Plan (PDOT) of the Federal District, the most important
institucional instrument for the growth orentation of the urban set. It also presents a
suggestion for the implementation of a chain of territory monitoring spots to follow and
control urban occupation. The conflicting disarticulation policy by the Government
regarding facts of the urban dynamics; the irreversibility of the private land divisions
and the evidences of growing environmental degradation; the characterization of the
developing urbanization pattern and the feasible scenery of the urban structure in the
near future, based on the actual acting forces, are some of the main conclusions of this
thesis. |
Description: | Tese (doutorado)—Universidade de São Paulo, Escola Politécnica, Departamento de Engenharia dos Transportes, São Paulo, 1995. |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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