http://repositorio.unb.br/handle/10482/24073
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_ProducaoProfessoresInstitutos.pdf | 316,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Produção dos professores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no currículo da Plataforma Lattes |
Outros títulos: | Producción de profesores Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología en la Plataforma Lattes curriculum |
Autor(es): | Perucchi, Valmira Mueller, Suzana Pinheiro Machado |
Assunto: | Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia Produção bibliográfica Produção técnica Inovação Patentes |
Data de publicação: | 2017 |
Editora: | Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina |
Referência: | PERUCCHI, Valmira; MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. Produção dos professores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no currículo da Plataforma Lattes. Informação & Informação, Londrina, v. 22, n. 1, p. 11-128, jan./abr. 2017. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/20371/21053>. Acesso em: 9 ago. 2017. doi: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/20371/21053. |
Resumo: | Introdução: Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram criados para estimular a qualificação dos indivíduos em tecnologia e inovação e a produção de inovações tecnológicas. A escolha dos canais de comunicação utilizados por seus professores deve refletir essa intenção, uma vez que a produção bibliográfica e a produção tecnológica se utilizam de canais diferentes. Objetivo: Identificar e analisar quantitativamente as atividades de pesquisas realizadas pelos professores/pesquisadores dos Institutos Federais registradas em seus currículos Lattes, sob o ponto de vista da natureza doscanais utilizados em sua divulgação. Metodologia: Análise quantitativa realizada com técnicas bibliométricas. Resultados: Os resultados mostram que a produção bibliográfica supera quantitativamente a produção técnica, inovação, patentes e registros. Conclusões: A produção dos professores/pesquisadores não reflete com clareza a natureza voltada à tecnologia e inovação dos Institutos Federais. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) |
Informações adicionais: | Este artigo é um desdobramento do projeto da tese: Produção de conhecimento científico e tecnológico nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. |
Licença: | Informação & Informação - Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Fonte: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/20371/21053. Acesso em: 9 ago. 2017. |
DOI: | https://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2017v22n1p111 |
Publicação associada: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/18506 |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.