http://repositorio.unb.br/handle/10482/24460
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_AllineChristineDinizZanette.pdf | 1,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Estimativa de vida à fadiga multiaxial pelo modelo de Jiang a partir de histórias de tensão produzidas pelo modelo de Chaboche para plasticidade cíclica |
Autor(es): | Zanette, Alline Christine Diniz |
Orientador(es): | Mamiya, Edgar Nobuo |
Assunto: | Modelo de Jiang Fadiga multiaxial Modelo de Chaboche Plasticidade cíclica |
Data de publicação: | 11-Set-2017 |
Data de defesa: | 26-Jun-2017 |
Referência: | ZANETTE, Alline Christine Diniz. Estimativa de vida à fadiga multiaxial pelo modelo de Jiang a partir de histórias de tensão produzidas pelo modelo de Chaboche para plasticidade cíclica. 2017. ix, 52 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Mecânicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo e verificação do modelo de Jiang para estimativa de vida à fadiga no contexto de carregamentos multiaxiais para o aço 1045. Este modelo incorpora conceitos de plano crítico e energia, dispensando a utilização de métodos de contagem de ciclos para estimar a falha por fadiga. Foi utilizado o modelo de Chaboche para plasticidade cíclica para gerar histórias de tensão usadas nas simulações efetuadas. As trajetórias foram do tipo uniaxial totalmente reversa, torção pura, proporcional e elíptica não proporcional. Foram discutidos aspectos específicos do modelo de Jiang, bem como de seus parâmetros e dos resultados obtidos, tendo ele se mostrado satisfatório para produzir estimativas de vida à fadiga. |
Abstract: | This works presents an analysis of the fatigue life estimation model proposed by Jiang as well as its verification under multiaxial loads for 1045 Steel. The Jiang model incorporates both critical plane and energy concepts, hence no cycle counting is needed to estimate fatigue life. The Chaboche cyclic plasticity model was adopted in order to generate the required loading history used in the simulations, whilst the loading paths herein used were: completely reversed uniaxial, pure torsional, proportional and non-proportional elliptical. A satisfactory verification was obtained, with results and analyses of the model and its parameters being later discussed. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Mecânica (FT ENM) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2017. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2017.06.D.24460 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.