Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/27388
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
a03v9n7.pdf1,26 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Atitudes ante produtos bancários: a visão dos funcionários
Attitudes toward bank products: the employee's perspective
Auteur(s): Nepomuceno, Marcelo Vinhal
Assunto:: Atitudes
Produtos bancários
Construção e validação de instrumento
Comportamento do consumidor
Psicologia do consumidor
Attitudes
Bank products
Measurement construction and validity
Consumer behaviour
Consumer psychology
Date de publication: 2008
Editeur: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Référence bibliographique: RAM, Rev. Adm. Mackenzie (Online),v.9,n.7,p.41-69,2008
Résumé: Esta pesquisa verifica a relação entre atitudes ante produtos bancários e variáveis sociodemográficas. Os produtos estudados foram: seguro de automóvel, seguro de vida, seguro residencial, previdência complementar, título de capitalização e consórcio imobiliário. As atitudes são consideradas um processo avaliativo de objetos, que gera uma avaliação positiva ou negativa, envolvendo três componentes (afetivo, cognitivo e conativo), sendo uma ligação entre dois conceitos. Os dados foram coletados juntamente aos funcionários de um grande banco nacional que vendem esses produtos e que se encontram nos pontos-de-venda. A pesquisa contou com 975 questionários válidos com respostas de quase todos os Estados. A escala desenvolvida para a pesquisa demonstrou confiabilidade após as análises fatoriais. Para testar as hipóteses, foram realizadas Regressões Stepwise que indicaram que idade, renda e principalmente gênero são variáveis relevantes para a atitude ante os produtos. Por fim, as contribuições e limitações da pesquisa são apresentadas.
This research verifies the relation between attitudes toward bank products and social demographics variables. The products studied were: car insurance; life insurance; home insurance; retiring plan; capitalization heading; real state trust. The attitudes are considered as an evaluative process of objects, which generates a positive or negative evaluation, involving three components (affective, cognitive and conative), being a link between two concepts. The data was collected with employees of a large Brazilian bank who sell these products and are located in its point of sale. The research counted with 975 valid questionnaires with answers from almost all states. The measurement developed for this research has demonstrated high reliability after the factor analyses. To test the hypotheses Stepwise Regression were made which indicated that age, income and mainly gender are relevant variables for the attitude toward the products. Finally, the research contributions and limitations are presented.
metadata.dc.description.unidade: Em processamento
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/S1678-69712008000700003
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/27388/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.