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Titre: Revelações manifestas por crianças pré-escolares portadoras de doenças crônicas em tratamento ambulatorial
Autre(s) titre(s): Revelations expressed by preschool children with chronic diseases in outpatient treatment
Auteur(s): Matos, Ana Paula Keller de
Canela, Priscilla Caires
Silveira, Aline Oliveira
Wernet, Monika
Assunto:: Cuidados médicos ambulatoriais
Enfermagem pediátrica
Doenças crônicas
Jogos
Brinquedos
Pesquisa qualitativa
Educação pré-escolar
Date de publication: 2014
Editeur: Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo
Référence bibliographique: MATOS, Ana Paula Keller de et al. Revelações manifestas por crianças pré-escolares portadoras de doenças crônicas em tratamento ambulatorial. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 126-132, mar./abr. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201400023. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002014000200007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 26 nov. 2019.
Résumé: Objetivo: Identificar e caracterizar as revelações manifestas por crianças portadoras de doenças crônicas em tratamento ambulatorial. Métodos: Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, norteada pelos referenciais do Interacionismo Simbólico e da análise de conteúdo temática de Bardin. A coleta dos dados foi desenvolvida por meio de sessões de brinquedo terapêutico com quatro crianças pré-escolares que convivem com a doença crônica. Resultados: Identificaram-se quatro categorias temáticas que marcam o cotidiano destas crianças: "Interações", "Luta", "Apoio" e "Dúvida". Conclusão: Estas crianças buscam transformar as interações de seu cotidiano com vistas a serem reconhecidas enquanto pessoas com voz, desejos, vontades, detentoras e formadoras de opinião.
Abstract: Objective: To identify and describe the revelations expressed by children with chronic diseases in outpatient treatment. Methods: This was a qualitative study guided by the theoretical framework of symbolic interactionism and Bardin's thematic content analysis. Data was collected through therapeutic play sessions with four preschool children who live with chronic illness. Results: Four thematic categories that characterize the daily life of these children were identified:"Interactions," "Fight," "Support" and "Doubt." Conclusion: The children in this study seek to transform their daily interactions with a view toward being recognized as individuals with voices, desires, wills and opinions.
Licença:: Acta Paulista de Enfermagem - (CC BY NC) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002014000200007&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 26 nov. 2019.
DOI: https://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201400023
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

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