http://repositorio.unb.br/handle/10482/29384
Fichero | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|
ARTIGO_CursoLicenciaturaCiencias.pdf | 294 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | O curso de licenciatura em Ciências Naturais e a organização de seus estágios supervisionados |
Otros títulos : | The undergraduate program in natural sciences and the organization of its supervised internships |
Autor : | Razuck, Renata Cardoso de Sá Ribeiro Rotta, Jeane Cristina Gomes |
Assunto:: | Ensino superior Ciência Professores - formação Estágio supervisionado |
Fecha de publicación : | 2014 |
Editorial : | Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. |
Citación : | RAZUCK, Renata Cardoso de Sá Ribeiro; ROTTA, Jeane Cristina Gomes. O curso de licenciatura em Ciências Naturais e a organização de seus estágios supervisionados. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 20, n. 3, p. 739-750, set. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000300014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000300739&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 20 out. 2019. |
Resumen : | Este artigo discute a necessária formação de Licenciados em Ciências Naturais para atuar em toda a Educação Básica, e a estruturação dos Estágios Supervisionados do referido curso. Profissionais diversos têm ocupado o cargo de professores de Ciências sem, no entanto, ter formação específica para tal. Este fato pode ser responsável pelo baixo rendimento evidenciado na área, repercutindo em toda a vida escolar do educando. Nesse cenário, o estágio supervisionado pode ser um forte eixo articulador na melhoria da formação inicial dos docentes, sobretudo no que tange ao rompimento da dicotomia entre a teoria e a prática e na constituição do estágio como espaço de pesquisa para a elaboração de projetos coletivos de formação do educador. |
Abstract: | This article discusses the necessary training of graduates in natural sciences to work in all of Basic Education and the structuring of supervised internships in that course. Many professionals have held the position of science teachers without, however, having specific training to do so. This fact may account for the low yield evidenced in the area, reverberating throughout the school life of the student. In this scenario the supervised internship can be a strong coordinating focus on improving initial teacher training, especially when it comes to breaking the dichotomy between theory and practice and the constitution of the stage as a space for research projects for developing collective educator training. |
Licença:: | Ciência & Educação (Bauru) - (CC BY NC) - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000300739&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 20 out. 2019. |
DOI: | https://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000300014 |
Aparece en las colecciones: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.