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Title: Variáveis de contexto e respostas à mudança organizacional : testando o papel mediador das atitudes
Other Titles: Context variables and responses to organizational change : testing the mediating role of attitudes
Authors: Nery, Vanessa de Fátima
Neiva, Elaine Rabelo
Assunto:: Mudanças organizacionais
Atitudes
Resistência
Issue Date: Apr-2015
Publisher: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Citation: NERY, Vanessa de Fátima; NEIVA, Elaine Rabelo. Variáveis de contexto e respostas à mudança organizacional: testando o papel mediador das atitudes. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 31, n. 2, p. 259-268, abr./jun. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000200259&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 17 abr. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015021968259268.
Abstract: No contexto atual, a regra nas organizações passou a ser a mudança em ritmo cada vez mais acelerado, demandando constante assimilação por parte dos empregados. Por isso, este estudo investiga a mediação das atitudes na relação entre contexto e respostas à mudança organizacional. Para testar esse modelo de mediação foi realizado um estudo transversal quantitativo em duas organizações públicas. Os 981 participantes responderam três escalas. Foram realizadas análises de confiabilidade das medidas e análises de regressão para o teste do modelo de mediação. O modelo foi parcialmente corroborado, indicando a influência da atitude e do contexto nas respostas comportamentais à mudança organizacional. Este estudo tem implicações teóricas e metodológicas para o campo do comportamento organizacional. A contribuição prática se refere a um aumento da compreensão a respeito dos fatores que facilitam o sucesso das mudanças organizacionais.
Abstract: In the current context, increasingly fast-paced changes have become the rule in organizations, demanding constant assimilation on the part of employees. Therefore, this study investigates the mediation of attitudes in the relationship between context and responses to organizational change. To test the mediation model a quantitative cross-sectional study was conducted in two public organizations. The 981 participants completed three scales. Analyses of reliability of the scales were realized while regression analysis was used to test the mediation model. The model was partially confirmed, indicating the influence of the context on attitude and behavioral responses to organizational change. This study has theoretical and methodological implications for the field of organizational behavior. The practical contribution refers to an increased understanding about the factors that facilitate the success of organizational change.
Licença:: Psicologia: Teoria e Pesquisa - Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution Non-Commercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722015000200259&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 17 abr. 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0102-37722015021968259268
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