Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31006
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1999_HamiltonVieiradeOliveira.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.accessRestricted???
526,03 kBAdobe PDF ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrito???
Title: Bibliotecas escolares e o planejamento do processo educativo em escolas públicas de Brasília- DF
Authors: Oliveira, Hamilton Vieira de
Orientador(es):: Suaiden, Emir José
Assunto:: Bibliotecas escolares
Planejamento educacional
Escolas públicas
Citation: OLIVEIRA, Hamilton Vieira de. Bibliotecas escolares e o planejamento do processo educativo em escolas públicas de Brasília- DF. 1999. 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 1999.
Abstract: Estudo descritivo sobre a participação dos responsáveis por bibliotecas escolares no planejamento do processo educativo em escolas públicas de quinta a oitava séries em Brasília - DF”. Utiliza a metodologia de estudo de caso e através de observação simples e aplicação de entrevistas levanta as opiniões dos segmentos profissionais que atuam na escola para identificar os fatores que impedem ou dificultam tal participação. Confirma o pressuposto da não participação e conclui que a falta de uma prática consolidada de planejamento pedagógico participativo nas escolas decorre de fatores de ordem administrativa, política e de cultura institucional, não cabendo atribui-la a fatores isolados.
Abstract: Descriptive study on the participation of the people responsible for school libraries in the planning of the educational process in public schools from the fifth to the eighth series in Brasilia - DF. It adopts the methodology of case study, and through simple observation and application of interviews gathers the opinions of the professional segments who act in the school to identify the factors that hamper such participation. It confirms the presumed non participation, and concludes that the lack of a consolidated practice of participative pedagogical planning regarding the schools, derives from factors of an administrative and political order, and from institutional culture, which prevents one from attributing it (non participation) to isolated factors.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Ciência da Informação (FCI)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 1999.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/31006/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.