http://repositorio.unb.br/handle/10482/31006
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
1999_HamiltonVieiradeOliveira.pdf ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.accessRestricted??? | 526,03 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.restrito??? |
Titre: | Bibliotecas escolares e o planejamento do processo educativo em escolas públicas de Brasília- DF |
Auteur(s): | Oliveira, Hamilton Vieira de |
Orientador(es):: | Suaiden, Emir José |
Assunto:: | Bibliotecas escolares Planejamento educacional Escolas públicas |
Data de defesa:: | 18-aoû-1999 |
Référence bibliographique: | OLIVEIRA, Hamilton Vieira de. Bibliotecas escolares e o planejamento do processo educativo em escolas públicas de Brasília- DF. 1999. 133 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 1999. |
Résumé: | Estudo descritivo sobre a participação dos responsáveis por bibliotecas escolares no planejamento do processo educativo em escolas públicas de quinta a oitava séries em Brasília - DF”. Utiliza a metodologia de estudo de caso e através de observação simples e aplicação de entrevistas levanta as opiniões dos segmentos profissionais que atuam na escola para identificar os fatores que impedem ou dificultam tal participação. Confirma o pressuposto da não participação e conclui que a falta de uma prática consolidada de planejamento pedagógico participativo nas escolas decorre de fatores de ordem administrativa, política e de cultura institucional, não cabendo atribui-la a fatores isolados. |
Abstract: | Descriptive study on the participation of the people responsible for school libraries in the planning of the educational process in public schools from the fifth to the eighth series in Brasilia - DF. It adopts the methodology of case study, and through simple observation and application of interviews gathers the opinions of the professional segments who act in the school to identify the factors that hamper such participation. It confirms the presumed non participation, and concludes that the lack of a consolidated practice of participative pedagogical planning regarding the schools, derives from factors of an administrative and political order, and from institutional culture, which prevents one from attributing it (non participation) to isolated factors. |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 1999. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.