Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31958
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_HistoriaFilosofiaCiencias.pdf423,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : História e filosofia das cências no ensino de Biologia
Otros títulos : History and philosophy of science in Biology teaching
Autor : Carneiro, Maria Helena da Silva
Gastal, Maria Luiza de Araújo
Assunto:: Biologia - estudo e ensino
Ciências - estudo e ensino
Livros didáticos
Fecha de publicación : abr-2005
Editorial : Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru
Citación : CARNEIRO, Maria Helena da Silva; GASTAL, Maria Luiza. História e filosofia das ciências no ensino de Biologia. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 11, n, 1, p. 33-39, abr. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 23 maio 2018.
Resumen : Neste trabalho, buscamos evidenciar a concepção de História da Biologia que é veiculada nos livros didáticos. Para tanto, analisamos três coleções de livros de Biologia destinados ao Ensino Médio, e alguns livros universitários usados em cursos de formação de professores. Ao analisar este material curricular foi possível observar que a história apresentada é desvinculada do contexto cultural de cada período histórico, o que pode levar o aluno a construir uma falsa representação da ciência e do fazer científico.
Abstract: In this work, we search forto evidences the conception of the History of Biology being is propagated in textbooks. We analyze three Biology book collections designed estined forto middle schooledium education, and some university books used in teacher education courses. When analyzing this curricular material it was possible to observe that the history of biology presented is disengaged from entailedofthe cultural context of each historical period, and this what can lead the student to construct a false representation of science and of scientific meaning making.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Licença:: Ciência & Educação (Bauru) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC). Fonte: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 23 maio 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000100003
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/31958/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.