Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/31958
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_HistoriaFilosofiaCiencias.pdf423,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: História e filosofia das cências no ensino de Biologia
Outros títulos: History and philosophy of science in Biology teaching
Autor(es): Carneiro, Maria Helena da Silva
Gastal, Maria Luiza de Araújo
Assunto: Biologia - estudo e ensino
Ciências - estudo e ensino
Livros didáticos
Data de publicação: Abr-2005
Editora: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru
Referência: CARNEIRO, Maria Helena da Silva; GASTAL, Maria Luiza. História e filosofia das ciências no ensino de Biologia. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v. 11, n, 1, p. 33-39, abr. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 23 maio 2018.
Resumo: Neste trabalho, buscamos evidenciar a concepção de História da Biologia que é veiculada nos livros didáticos. Para tanto, analisamos três coleções de livros de Biologia destinados ao Ensino Médio, e alguns livros universitários usados em cursos de formação de professores. Ao analisar este material curricular foi possível observar que a história apresentada é desvinculada do contexto cultural de cada período histórico, o que pode levar o aluno a construir uma falsa representação da ciência e do fazer científico.
Abstract: In this work, we search forto evidences the conception of the History of Biology being is propagated in textbooks. We analyze three Biology book collections designed estined forto middle schooledium education, and some university books used in teacher education courses. When analyzing this curricular material it was possible to observe that the history of biology presented is disengaged from entailedofthe cultural context of each historical period, and this what can lead the student to construct a false representation of science and of scientific meaning making.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)
Licença: Ciência & Educação (Bauru) - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons (CC BY NC). Fonte: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 23 maio 2018.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000100003
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.