Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/32607
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_LuanaMariaOliveira.pdf1,73 MBAdobe PDFView/Open
Title: Sexualidade : uma proposta metodológica para formação inicial de professores de ciências naturais
Authors: Oliveira, Luana Maria
Orientador(es):: Ribeiro, Alice Melo
Coorientador(es):: Freitas, Maria de Lourdes Lazarri
Assunto:: Sexualidade
Educação sexual
Professores - formação - ensino
Ciências naturais - estudo e ensino
Materiais didáticos
Recursos didáticos
Issue Date: 4-Sep-2018
Citation: OLIVEIRA, Luana Maria. Sexualidade: uma proposta metodológica para formação inicial de professores de ciências naturais. 2018. 118 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: A sexualidade, no ensino de ciências, foi por muito tempo deixado de lado ou apresentada aos estudantes de forma equivocada, associando a sexualidade apenas aos conceitos relacionados à anatomia humana, reprodução e doenças sexualmente Transmissíveis. Atualmente um movimento referente à educação sexual está crescendo no âmbito educacional evidenciando a sexualidade como algo pertencente à natureza humana. Esta pesquisa consistiu em propor e avaliar uma disciplina na perspectiva de discutir temas sobre sexualidade e construir recursos didáticos na universidade de Brasília no curso de Licenciatura em Ciências Naturais. Durante a oferta da disciplina foram construídos cinco recursos didáticos com os temas: Teoria Queer, violência sexual, preconceito, adolescência, autoestima e saúde íntima. Os estudantes relataram que a disciplina contribuiu para a reflexão, sensibilização e consciência sobre os temas relacionados à sexualidade.
Abstract: Sexuality in science teaching has long been overlooked or misrepresented to students, associating sexuality only with concepts related to human anatomy, reproduction, and sexually transmitted diseases. Currently a movement regarding sex education is growing in the educational field evidencing sexuality as something belonging to human nature. This research consisted in proposing and evaluating a subject in the perspective of discussing topics about sexuality and constructing didactic resources at the University of Brasilia in the course of Licenciatura in Natural Sciences. During the course offer, five didactic resources were built with the themes: Queer Theory, sexual violence, prejudice, adolescence, self-esteem and intimate health. The students reported that the discipline contributed to reflection, awareness and awareness on issues related to sexuality.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Química (IQ)
Instituto de Física (IF)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2018.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Show full item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/32607/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.