http://repositorio.unb.br/handle/10482/32607
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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2018_LuanaMariaOliveira.pdf | 1,73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título : | Sexualidade : uma proposta metodológica para formação inicial de professores de ciências naturais |
Autor : | Oliveira, Luana Maria |
Orientador(es):: | Ribeiro, Alice Melo |
Coorientador(es):: | Freitas, Maria de Lourdes Lazarri |
Assunto:: | Sexualidade Educação sexual Professores - formação - ensino Ciências naturais - estudo e ensino Materiais didáticos Recursos didáticos |
Fecha de publicación : | 4-sep-2018 |
Data de defesa:: | 27-feb-2018 |
Citación : | OLIVEIRA, Luana Maria. Sexualidade: uma proposta metodológica para formação inicial de professores de ciências naturais. 2018. 118 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Resumen : | A sexualidade, no ensino de ciências, foi por muito tempo deixado de lado ou apresentada aos estudantes de forma equivocada, associando a sexualidade apenas aos conceitos relacionados à anatomia humana, reprodução e doenças sexualmente Transmissíveis. Atualmente um movimento referente à educação sexual está crescendo no âmbito educacional evidenciando a sexualidade como algo pertencente à natureza humana. Esta pesquisa consistiu em propor e avaliar uma disciplina na perspectiva de discutir temas sobre sexualidade e construir recursos didáticos na universidade de Brasília no curso de Licenciatura em Ciências Naturais. Durante a oferta da disciplina foram construídos cinco recursos didáticos com os temas: Teoria Queer, violência sexual, preconceito, adolescência, autoestima e saúde íntima. Os estudantes relataram que a disciplina contribuiu para a reflexão, sensibilização e consciência sobre os temas relacionados à sexualidade. |
Abstract: | Sexuality in science teaching has long been overlooked or misrepresented to students, associating sexuality only with concepts related to human anatomy, reproduction, and sexually transmitted diseases. Currently a movement regarding sex education is growing in the educational field evidencing sexuality as something belonging to human nature. This research consisted in proposing and evaluating a subject in the perspective of discussing topics about sexuality and constructing didactic resources at the University of Brasilia in the course of Licenciatura in Natural Sciences. During the course offer, five didactic resources were built with the themes: Queer Theory, sexual violence, prejudice, adolescence, self-esteem and intimate health. The students reported that the discipline contributed to reflection, awareness and awareness on issues related to sexuality. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Química (IQ) Instituto de Física (IF) |
Descripción : | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2018. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissionalizante |
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Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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