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Título : Interpretação de instrumentação de túneis visando a deflagração de planos de ações emergenciais
Autor : Rissoli, Ana Luisa Cezar
Orientador(es):: Assis, André Pacheco de
Assunto:: Túneis - projetos e construção
Processo decisório
Túneis - estabilidade
Ações emergenciais
Fecha de publicación : 20-dic-2018
Citación : RISSOLI, Ana Luisa Cezar. Interpretação de instrumentação de túneis visando a deflagração de planos de ações emergenciais. 2018. xxi, 137 f., il. Dissertação (Mestrado em Geotecnia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumen : A instrumentação de túneis é a principal ferramenta para deflagração de Planos de Ações Emergenciais, aqui definidos como diretrizes para atuação em situações emergenciais que tenham potencial para causar repercussões tanto internas quanto externas ao empreendimento. Desta forma, a avaliação e interpretação dos dados de monitoramento são essenciais durante a obra, pois os dados se tornam informação para entendimento do processo mecânico, identificação do comportamento normal, detecção de desvios no comportamento esperado e previsão de comportamento futuro (OGG, 2014), sendo ferramenta para avaliação de estabilidade e otimização da obra. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi estudar diversos gráficos de deslocamentos, diagramas tempo-deslocamento, diagramas distância-deslocamento, curvas de deslocamento, linhas de tendência e vetores deslocamento, e indicadores de desempenho, como deformações críticas, Índice de Distorção Longitudinal (LDI) e volumes normalizados da bacia de recalque, visando prever a ocorrência ou não de rupturas. O estudo abrangeu a avaliação de deslocamentos resultantes de simulações numéricas em diversas geologias e de estudo de caso da Linha 5 – Lilás do Metrô-SP. Trinta e oito simulações numéricas foram realizadas no software de elementos finitos Plaxis 3D Tunnel. As simulações apresentam casos de túneis rasos e profundos com geologia homogênea e não homogêneas com material diferente dentro do maciço. A orientação do vetor deslocamento se mostrou o melhor indicador para prever o comportamento do material a frente da face, sendo o aumento após a transição entre materiais possível indicador de colapso. A razão entre o recalque no teto do túnel e seu diâmetro previu razoavelmente os casos de colapso quando associado à avaliação da normalização do vetor deslocamento nos túneis profundos, enquanto o indicador Índice de Distorção Longitudinal considerado a um diâmetro atrás da face de escavação previu razoavelmente bem o colapso nos túneis rasos. O caso de estudo do Metrô-SP avaliou deslocamentos verticais superficiais e profundos, em trechos estáveis e com a ocorrência de capelas, desestabilizações do material da face. Com os dados disponíveis, somente a parcela vertical dos deslocamentos, não foi possível prever as ocorrências com antecedência necessária. Desta forma, o estudo de deslocamentos 3D é promissor para a avaliação da estabilidade.
Abstract: Tunnel instrumentation is the main tool for the development of Emergency Action Plans, defined as guidelines for action in emergency situations that have the potential to cause repercussions both internal and external to the construction site. Thus, the evaluation and interpretation of the monitoring data are essential during the construction, since the data becomes information for understanding the mechanical process, identification of normal behavior, detection of deviations in expected behavior and prediction of future behavior (OGG, 2014) , being a tool for stability evaluation and optimization of the work. Thereby, the objective of this work was to study several graphs of displacements, time-displacement diagrams, distance-displacement diagrams, displacement curves, trend lines and displacement vectors, and performance indicators such as critical deformations, Longitudinal Distortion Index and normalized volumes of the surface settlements, in order to predict the occurrence of ruptures. The study included the evaluation of displacements resulting from numerical simulations in several geologies and from a case study of Line 5 - Lilás of Metrô-SP. Thirty-eight numerical simulations were performed in finite element software Plaxis 3D Tunnel. The simulations present cases of shallow and deep tunnels with homogeneous and nonhomogeneous geology with material different within the mass. The displacement vector orientation was shown to be the best indicator to predict the behavior of the material ahead of the face, and the increase after the transition between materials an indicator of collapse. The ratio between the tunnel ceiling and its diameter fairly predicted cases of collapse when associated with the evaluation of the normalization of the displacement vector in the deep tunnels, while the LDI indicator considered at a diameter behind the excavation face fairly predicted the collapse in shallow tunnels. The case study of the Metrô-SP, evaluated superficial and deep vertical displacements, in stable zones and with the occurrence of chapels, destabilization of the face material. With the available data, only the vertical portion of the displacements, it was not possible to predict the occurrences in advance. Thereby, the study of 3D displacements is promising for the stability evaluation.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2018.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia
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Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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