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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/34506
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Title: O movimento constitutivo do currículo da educação profissional integrado à educação de jovens e adultos : uma proposta emancipatória no IFB Campus Gama
Authors: Sales, Márcia Castilho de
Orientador(es):: Reis, Renato Hilário dos
Assunto:: Educação profissional e tecnológica
Educação de jovens e adultos
Ensino profissional
Currículos - avaliação
Issue Date: 29-Apr-2019
Citation: SALES, Márcia Castilho de. O movimento constitutivo do currículo da educação profissional integrado à educação de jovens e adultos: uma proposta emancipatória no IFB Campus Gama. 2018. 341 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Abstract: O movimento constitutivo do currículo da Educação Profissional integrado à Educação de Jovens e Adultos: uma proposta emancipatória no IFB Campus Gama, tem como objetivo compreender e analisar a constituição/implantação de uma proposta de currículo integrado no Instituto Federal de Brasília – Campus Gama, incorporando os sujeitos da pesquisa a partir do movimento de pesquisa-ação marxista, no período de 2016/2018. Nesse percurso investigativo, situamos os pressupostos práxicos e documentais da pesquisa sobre a Educação de Jovens e Adultos no contexto da oferta integrada da educação profissional. O processo está inventariado, demonstrando o percurso de proposição de implantação de cursos técnicos integrados no Distrito Federal, com base na concepção emancipatória de currículo integrado. Com base no exercício do currículo integrado do Curso de Administração – PROEJA, apresentando indicativos para uma efetiva articulação dialética da Educação Básica à Educação Profissional na EJA. Apresento ao final da tese os resultados alcançados e as descobertas encontradas com o movimento práxico da pesquisa ação marxista, demonstrando a possibilidade de se desenvolver uma oferta integrada da educação profissional articulada com a educação de jovens e adultos, em que se contribui à constituição de seres humanos como sujeitos emancipadores/libertadores/transformadores em que os interesses da classe trabalho vai ganhando, em uma resultante dialética, hegemonia sobre a classe capital, mediante a exercitação de um currículo integrado, em que se dá a participação coletiva de professoras/es, educandas/os e comunidade, considerados os avanços e recuos, inerentes ao processo. Apresento os autores que embasavam o meu objeto de pesquisa na perspectiva histórico-cultural, tais como MARX & ENGELS (1998;2016), VIGOTSKY (2009), BACKTIN (2011) e FREIRE (1992;2001;2013).
Abstract: The constitutive movement of the Professional Education curriculum integrated with Youth and Adult Education: an emancipatory proposal at IFB Campus Gama, is aimed at understanding and analyzing the constitution/implantation of an integrated curriculum proposal at the Brasilia Federal Institute – Campus Gama, incorporating research subjects from the Marxist action-research movement, from 2016 to 2018. Down this investigative path, praxic and documental presumptions about the research of Youth and Adult Education are situated in the context of integrated offer of professional education. The process is inventoried, outlining the path of implantation proposals for integrated technical courses in the Federal District, based on the emancipatory conception of the integrated curriculum. Based on the integration exercise, we analyzed their contributions and contradictions in the implantation of the Business integrated technical course – PROEJA, presenting indicatives for an effective dialectic articulation from Basic Education to Professional Education in EJA. The accomplished outcomes and found out discoveries with the praxic Marxist action-research will be presented, evidencing the development possibilities of integrated offer of professional education articulated for youth and adult education as emancipative/free/transforming subjects in which the interests from the work class overcome, in a dialectic resultant, the capital class, in the exercise of the integrated curriculum, with the collective participation of all professors, apprentices and the community, with all inherent setbacks and headways of the process considered. The authors on which my reasearch object in the historic-cultural perspective has been based will be introduced, such as MARX & ENGELS (1998;2016), VIGOTSKY (2009), BACKTIN (2011) e FREIRE (1992;2001;2013).
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação (FE)
Description: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação
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Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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