http://repositorio.unb.br/handle/10482/34534
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2018_LilianRodriguesdeMelodeAguiar.pdf | 10,25 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Identidades etárias e livro didático de inglês : um olhar crítico sobre representações do envelhecimento |
Auteur(s): | Aguiar, Lílian Rodrigues de Melo de |
Orientador(es):: | Andrade, Mariana Rosa Mastrella de |
Assunto:: | Língua inglesa - estudo e ensino Material didático Envelhecimento Análise do discurso |
Date de publication: | 30-avr-2019 |
Data de defesa:: | 5-déc-2018 |
Référence bibliographique: | AGUIAR, Lílian Rodrigues de Melo de. Identidades etárias e livro didático de inglês: um olhar crítico sobre representações do envelhecimento. 2018. 186 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. |
Résumé: | Esta pesquisa busca analisar como o envelhecer é representado em livros didáticos de língua inglesa. Os pressupostos teóricos que fundamentam este estudo consideram o contexto socio-histórico pós-moderno descrito por Hall (2006) e os estudos de identidades, essas sempre plurais, fragamentadas, oscilantes e em constante construção, como afirmam Moita Lopes (2002) e Rajagopalan (2003). Com um olhar sobre a identidade etária, foco no envelhecimento baseado em Aboim (2014), Hermann (2015) e Debert (2010). Neste estudo o livro didático é entendido como um auxílio no trabalho pedagógico (BRASIL, 2015; FERREIRA; FERREIRA, 2017) que constrói diferentes identidades sociais (TILIO, 2006), passíveis de problematizações (TILIO, 2010) e é analisado sob o viés do letramento crítico (JORDÃO, 2010; MENEZES DE SOUZA, 2011). Esta pesquisa é pautada na abordagem qualitativa, interpretativista e na análise documental baseada em Bogdan e Biklen, (1994) e Ludke e Andre (1986). Os três livros selecionados para a análise são adotados em escolas públicas do Distrito Federal. A base de dados desta investigação são as imagens (fotos e ilustrações), textos, áudios de compreensão auditiva e personagens dos livros didáticos selecionados. A análise de dados discute duas categorias: visibilidade e invisibilidade. A visibilidade traz a representação física da pessoa idosa, um envelhecimento ativo, uma autorresponsabilização da velhice. A pessoa mais velha é representada muito ativa e produtiva, que interessa de certa forma ao mercado neoliberal. O estudo destaca também grande representação de celebridades mais velhas sinalizando uma relação entre as mesmas e sabedoria, porém apresentando em sua maioria homens e brancos. A invisibilidade do envelhecimento está na sub-representação física do/a idoso/a, na sua exclusão e apagamento em temas relevantes e na invisibilidade de mais pessoas envelhecidas em situações de cotidiano real. Esta pesquisa pode contribuir para a visualização e compreensão do processo de envelhecer, para a relevância de buscar no LD as identidades etárias e a problematização das mesmas para uma formação cidadã de alunos/as e professores/as de línguas. Este estudo acrescenta contribuições para um maior contato intergeracional que possibilite significativas construções identitárias ao tentar colocar em evidência a pessoa mais velha, segmento da população em constante aumento. |
Abstract: | This research aims at analyzing how aging is represented at the English language coursebook. The theoretical constructs that guide this study consider the post-modern socio-historical context described by Hall (2006) and the studies of identities. Identities are always multiple, fragmented and fluctuating and in constant construction, according to Moita Lopes (2002) and Rajagopalan (2003). I look at age identity and studies on aging described by Aboim (2014), Hermann (2015 and Debert (2010). This study considers the coursebook as a support in the pedagogical field (BRASIL, 2015; FERREIRA; FERREIRA, 2017) which constructs different social identities (TILIO, 2006) that can be problematized in class (TILIO, 2010) and it is analyzed by the critical literacy approach (JORDÃO, 2010; MENEZES DE SOUZA, 2011). This research is based on qualitative and interpretative paradigms and on document analysis as a methodological framework based on Bogdan and Biklen (1994) and Ludke and Andre (1986). The three coursebooks selected for analysis are adopted in the public school system in Distrito Federal. The data for this investigation are images (pictures and illustrations), texts, audios from listenings and characters from the coursebooks chosen. Data analysis discusses two categories: visibility and invisibility. Visibility brings the physical representation of older people, active aging and self-responsibility in old age. Older people are represented as active and productive, which serves in a way to the neoliberal market. The results have indicated a great deal of older celebrities in the English language coursebooks selected, relating them to knowledge. The research shows most of these celebrities are men and white. Invisibility of the aging process has been pointed in the analysis by physical under-representation of older people, exclusion or absence in relevant subjects and lack of more common older people. This research may contribute for the visibility and comprehension of aging, for the significance of seeking age identity in the coursebook and problematizing it in search of an active citizenship formation of language learners and teachers. This study adds contribution for more intergenerational contact that can make significant identity constructions as it highlights older people, which is a segment in constant increase. |
Description: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2018. |
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Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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