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Título: A implementação do projeto UCA-Total no Brasil e a inclusão digital : aporte para a formação de professores, alunos e comunidade
Autor(es): Moura, Dayse Magna Santos
Orientador(es): Moraes, Raquel de Almeida
Assunto: Inclusão digital - Brasil
Políticas públicas educacionais
Inclusão escolar
Programa Um Computador por Aluno (PROUCA)
Data de publicação: 7-Jun-2019
Referência: MOURA, Dayse Magna Santos. A implementação do projeto UCA-Total no Brasil e a inclusão digital: aporte para a formação de professores, alunos e comunidade. 2018. 132 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Resumo: Esta tese teve como anseio contribuir com o debate no campo das políticas públicas de informática educativa, com foco na inclusão digital no Brasil. O objetivo central foi investigar como se deu a implementação do projeto UCA Total nas cidades de Tiradentes/MG e Barra dos Coqueiros/SE e sua contribuição para a formação continuada de professores e alunos. Nossos objetivos específicos foram analisar aspectos conceituais e metodológicos da proposta original do Projeto OLPC; investigar a implementação do projeto no que diz respeito às dimensões estrutural e operacional; verificar a contribuição da política pública de inclusão digital pedagógica tanto na formação de professores quanto de alunos envolvidos e perquirir a relevância do projeto UCA-Total enquanto política pública para a inclusão digital. Teve como abordagem e procedimento de organização, análise e interpretação dos dados coletados in loco uma perspectiva crítica, com aporte do método materialista histórico-dialético. Como recorte, foi feita uma análise dos aspectos sócio-históricos do projeto UCA-Total em dois estados brasileiros utilizando a pesquisa bibliográfica, visto que o projeto surge no Brasil em 2005 e muito se tem pesquisado sobre sua relevância e contribuição para a educação brasileira, o período analisado está compreendido entre o ano de 2010 e 2012. Ademais, utilizamos técnicas de pesquisa como a entrevista e o questionário semiestruturado que ofereceram sustentação empírica à pesquisa e o consequente alcance dos objetivos pautados na literatura sobre o objeto e a partir das reflexões apresentadas. Constatamos que o projeto UCA-Total, assim como as duas primeiras ofertas da proposta, esta em particular se apresentou como uma proposta descontextualizada, sem bases avaliativas anteriormente e sem a devida responsabilidade de seus executores que, nas duas cidades pesquisadas, desenvolveram a proposta de forma fragmentada, excludente, ineficiente e extremamente dispendiosa financeiramente, não contribuindo de forma significativa para a comunidade atendida e não promovendo a inclusão digital pedagógica, confirmando nossa hipótese de pesquisa.
Abstract: This thesis aimed at contributing to the debate in the field of educational computing public policies focusing on digital inclusion in Brazil. The main objective was to investigate the way the UCA Total project was implemented in the cities of Tiradentes, State of Minas Gerais and Barra dos Coqueiros, State of Sergipe, and its contribution to the continuing education of teachers and students. Our specific objectives were to analyze conceptual and methodological aspects of the original proposal of the OLPC Project; to investigate the project implementation with respect to the structural and operational dimensions; to verify the contribution of the digital pedagogical inclusion public policy in the training of teachers as well as students involved, and to investigate the relevance of the Total UCA project as public policy for digital inclusion. This work had as an approach and procedure of organization, analysis and interpretation of the data collected on site and a critical perspective with the contribution of the historical-dialectical materialist method. Moreover, an analysis of the socio-historical aspects of the Total UCA project was carried out in two Brazilian States using bibliographical research, since the project started in Brazil in 2005 and much research has been done on its relevance and contribution to Brazilian education. In addition, we used research techniques such as the interview and the semistructured questionnaire that offered empirical support to the research. And the consequent achievement of the objectives based on the literature on the researched object and from the reflections presented, we verified that the Total UCA project as well as the two proposals which presented itself as a decontextualized proposal, without previous evaluation bases and without responsibility of its executors who in the two cities surveyed developed the proposal in a fragmented, exclusionary, inefficient and extremely costly way, did not contribute significantly to the community served and did not promote digital pedagogical inclusion, confirming our research hypothesis.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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