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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/34853
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Titre: Papel do líder e do comprometimento no desempenho e aprendizagem de equipes
Auteur(s): Vieira, Rafaella de Andrade
Orientador(es):: Puente-Palacios, Katia Elizabeth
Assunto:: Liderança
Equipes - aprendizagem
Equipes - desempenho
Psicologia organizacional
Trabalho - aspectos psicológicos
Date de publication: 17-jui-2019
Référence bibliographique: VIEIRA, Rafaella de Andrade. Papel do líder e do comprometimento no desempenho e aprendizagem de equipes. 2018. v, 112 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Résumé: As equipes de trabalho ocupam um lugar cada vez mais privilegiado nas organizações. Pesquisas apontam que seu desempenho depende do contexto em que estão inseridas, mas ainda não há resultados conclusivos sobre o que influencia seu funcionamento. Entretanto, nesse cenário de incerteza, o interesse no estudo da liderança como importante fator de impacto sobre seu funcionamento tem aumentado. Da mesma forma tem se dado ênfase, não apenas aos resultados dos times, mas também aos seus processos e estados, como os comportamentos de aprendizagem e comprometimento afetivo com as equipes de trabalho. Tendo em vista este crescente interesse e a insipiência de pesquisas na área de equipes no Brasil, este projeto tem três objetivos, todos testados no nível meso de análise: (a) mensurar o poder preditivo da liderança em relação a desempenho e aprendizagem de equipes; (b) identificar aspectos diferenciados dos estilos de liderança e atuação do gerente sobre as variáveis critério (desempenho e aprendizagem); (c) analisar a participação do comprometimento afetivo como moderador da relação entre liderança e desempenho das equipes. Participaram do estudo 490 indivíduos, sendo 95 líderes e 395 colaboradores, integrantes de 6 empresas do varejo, localizadas em Brasília-DF. Os dados foram coletados de forma presencial, em cada loja integrante do estudo, após consentimento dos líderes e membros das equipes, que forneceram informações sobre o desempenho da equipe (α = 0,84); comportamentos de aprendizagem de equipes (α = 0,90); comprometimento afetivo com a equipe (α = 0,84); e liderança, a qual foi pesquisada em relação à atuação gerencial (α = 0,98), e estilos de liderança (fator 1 α = 0,97; fator 2 α = 0,84). Para realização do estudo no nível meso, se fez necessário verificar se as informações fornecidas pelos membros refletem um atributo grupal. Para tanto, calculou-se o ADMd para análise de similaridade intragrupo; e utilizou-se a ANOVA one-way e ICC para verificação da variabilidade entre grupos. Os resultados evidenciaram o fenômeno da emersão e permitiram o teste do modelo de predição no nível das equipes, mediante regressão linear. Os resultados evidenciaram que a liderança possui poder de predição de 18,4% (p < 0,05) para comportamentos de aprendizagem de equipes, mas apenas com o fator 1 (liderança positiva β = 0,42; p < 0,05). A relação entre liderança e desempenho de equipes não apresentou significância estatística. Este resultado não permitiu o teste da mediação do comprometimento afetivo na relação da liderança com o desempenho dos times. Esses achados contribuem com a lacuna de pesquisas em equipes e liderança no Brasil, assim como apoiam organizações na implementação de intervenções junto a líderes e equipes em ações que promovam o compartilhamento de conhecimentos e experiências, criando um ambiente propício aos comportamentos de aprendizagem de equipe. Uma agenda de pesquisas também foi levantada.
Abstract: Work teams occupy an increasingly privileged place in organizations. Research indicates that their performance depends on the context that they are structured, but there is yet no conclusive results of what influences their dynamic. In this regard, the interest in leadership study as an important factor of impact on its operation has increased, as well as a focus not only on team results, but also on their processes and states, such as learning behaviors and emotional commitment to work teams. In view of this increasing interest and the lack of research in the area of teams in Brazil, this project has three goals, all tested at the meso level of analysis: (a) measure the predictive power of leadership in relation to performance and learning teams; (b) identify differentiated aspects of leadership styles and manager’s performance on the criteria variables( performance and learning); (c) analyze the emotional commitment participation as a moderator of the relationship between leadership and teams performance. 490 individuals participated in the study, 95 leaders and 395 collaborators, members of 6 retail companies located in Brasília-DF. Data were collected in a face-to-face, in each store of the research, after consent of the leaders and team members, who provided information about team performance (α = 0,84); team learning behaviors (α = 0,90); team emotional commitment (α = 0,84); and leadership, which was researched in relation to management action(α = 0,98); and leadership styles (factor 1 α = 0,97; factor 2 α = 0,84). To conduct the study at the meso level, it was necessary verified if the information provided by the members reflect a group attribute. For this purpose, it has been calculated the ADMd for intra-group similarity analysis, and to verify variability between groups was used the ANOVA one-way and ICC. The results showed the emersion phenomenon and allowed the prediction model test at the team level, through linear regression. The results showed that leadership has a prediction power of 18,4% (p < 0,05) for team learning behaviors but only with factor 1(positive leadership β = 0,42; p < 0,05). The relationship between leadership and team performance showed no statistical significance. This result not allowed the mediation test of emotional commitment in the relationship between leadership and team performance. These findings contribute with the gap in team researches and leadership in Brazil, just as supporting organizations in implementation of intervention with leaders and teams in actions that promote the sharing of knowledge and experience, creating an enabling environment to team learning behaviors. A research agenda has also been raised.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2018.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações
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Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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