Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/35482
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2019_AndersonLorenzoniMonhol.pdf1,63 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Oficinas de geometria para o ensino fundamental
Auteur(s): Monhol, Anderson Lorenzoni
Orientador(es):: Cavalheiro, Adail de Castro
Assunto:: Geometria - estudo e ensino
Processo de ensino - aprendizagem
Materiais didáticos
Matemática - estudo e ensino
Date de publication: 27-sep-2019
Référence bibliographique: MONHOL, Anderson Lorenzoni. Oficinas de geometria para o ensino fundamental. 2019. 130 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Résumé: O presente trabalho parte de um cenário de descontentamento com o ensino de geometria e constitui um estudo que mostra caminhos para entender seu contexto atual. O estudo revela novas perspectivas para essa área e propõe sugestões que beneficiam o processo de ensino e aprendizagem do referido componente curricular. Essas sugestões apresentam uma abordagem do Laboratório de Ensino de Matemática não apenas como um lugar físico, mas também como procedimentos. Ademais, experiências com oficinas de geometria são apresentadas com o intuito de incentivar o uso de atividades práticas contextualizadas com materiais didáticos concretos, caracterizadas como atividades laboratoriais. Há a expectativa de que essas atividades tornem as aulas de geometria mais interessantes, dinâmicas e produtivas em que a aprendizagem seja significativa e prazerosa.
Abstract: The present paper intends to analyse the general discontent that is the teaching of geometry and aims to understand its current context. The study reveals new perspectives for this area and proposes suggestions that benefits the teaching and learning process of said curricular component. These suggestions present an approach in the Mathematics Laboratory not only as a physical place, but also as a place of procedures. Besides that, experiences with geometry workshops are presented with the purpose of encouraging the use of practical activities contextualized with concrete didactic materials, known as laboratory activities. These activities are expected to make geometry classes more interesting, dynamic, and productive in which learning is easier and meaningful.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Licença:: A concessão da licença desta coleção refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/35482/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.