Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35498
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1991_RejaneRaffoKlaes.pdf5,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título : Dados e informações usados na tomada de decisão em bibliotecas universitárias brasileiras : o contexto da atividade de desenvolvimento de coleções
Autor : Klaes, Rejane Raffo
Orientador(es):: Tarapanoff, Kira
Assunto:: Bibliotecas universitárias
Desenvolvimento de coleções
Fecha de publicación : 30-sep-2019
Citación : Klaes, Rejane Raffo. Dados e informações usados na tomada de decisão em bibliotecas universitárias brasileiras: o contexto da atividade de desenvolvimento de coleções. 1991. xv, 271 p., il. Dissertação (Mestrado em Biblioteconomia e Documentação)—Universidade de Brasília, Brasília, 1991.
Resumen : Foi realizado um estudo de caráter exploratório-descritivo para verificar o uso dos dados e estatísticas coletados regularmente pelas bibliotecas universitárias brasileiras no processo decisório dentro da atividade de desenvolvimento de coleções. Tendo como base a abordagem sistêmica, a biblioteca universitária foi classificada como uma organização social de serviço em constante interação com o meio ambiente. A função e os objetivos da universidade e da biblioteca universitária, as necessidades informacionais dos usuários, os recursos bibliográficos e financeiros, o uso das coleções, a produção e o custo dos materiais bibliográficos foram identificados como os fatores ambientais que afetam a biblioteca universitária e a atividade de desenvolvimento de coleções. Foi enfatizada a importância das políticas de desenvolvimento de coleções, da coleta de dados e da implementação de um sistema de informação gerencial. Foi sugerido um conjunto de dados, agrupados em categorias relacionadas aos fatores ambientais, como base para a construção de um sistema de Informação, assim como um referencial teórico para a coleta de dados a serem usados como insumos para a tomada de decisão na atividade de desenvolvimento de coleções em bibliotecas universitárias. Os resultados da pesquisa revelaram que os dados e estatísticas coletados regularmente pelas bibliotecas universitárias brasileiras não são completos, tampouco suficientes para auxiliar na tomada de decisão.
Abstract: An exploratory-descriptive study was carried out aiming to check out the use of data regularly collected by Brazilian university libraries to help in the decision making process within the collection development activity. Based on the open system approach, the university library wa’s considered as a human service organization that interacts with the environment. EnvironmentaI factors that affect the university library as well as collection development decisions were identified as follows: university and university library purpose and goals, information needs of library users, bibliographic and financial resources, collection use, publishing and costs of library materiais. The importance of collectlon development policies and the implementation of a management information system was emphasized. A set of data aggregated into categories regarding environmental factors to develop the basis of an information system was suggested, as well as a theoretlcal framework for data collection to be used as input for collection development decisions in university libraries was presented. Research flndings revealed that data collected by Brazllian university libraries have nelther completeness nor sufficiency for alding librarians in the decision making process.
Descripción : Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Biblioteconomia, 1991.
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar el registro Dublin Core completo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/35498/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.