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Title: Engajamento ambiental como estratégia de branding na moda
Authors: Cardoso, Marcus Vinícius Teixeira
Orientador(es):: Dantas, Edmundo Brandão
Assunto:: Moda
Consumo
Branding
Marca registrada
Issue Date: 24-Oct-2019
Citation: CARDOSO, Marcus Vinícius Teixeira. Engajamento ambiental como estratégia de branding na moda. 2019. 124 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Abstract: O presente estudo buscou entender o processo de desenvolvimento marcário, passando pelo consumo e seus porquês, adentrando o mundo da moda, de modo a investigar e entender como uma marca de moda, indústria essa que é considerada a quinta mais poluente do mundo, pode ter como pedra fundamental do seu branding o discurso ambiental e sustentável. No decorrer do processo, buscou-se analisar, por meio de um estudo de caso da marca carioca Osklen, os elementos necessários para que esse desenvolvimento de marca, com essa peculiaridade, fosse viável. Para isso, foram utilizadas técnicas metodológicas tais como revisão teórico-bibliográfica, análise de conteúdo de marca, além de entrevistas exploratórias com gestores da marca. As descobertas centrais desta pesquisa referem-se ao encaixe possível entre as demandas do consumidor, as ofertas da estratégia das marcas, bem como a tangibilização de uma verdade de marca que torne seu posicionamento e imagem estruturados.
Abstract: This research seeks to understand the branding development process, going through the consumption and its reasons, jumping on the fashion world, in order to investigate how a fashion brand – raised on the fifth most polluting industry in the world – can has the environmental and sustainable speech as the cornerstone of its branding. In the course of this research, we sought to analyse, via Osklen brand case study, the needed elements to make feasible this peculiar branding process. For this, methodological techniques wrap literature review, content analysis, besides interviews with brand managers. The main findings of this work refers to a possible fit between consumer’s demands, the strategical offers of brands, as well as the tangibilization of a brand truth which makes solid its positioning and image.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Comunicação (FAC)
Description: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2019.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
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