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Título: Engajamento ambiental como estratégia de branding na moda
Autor(es): Cardoso, Marcus Vinícius Teixeira
Orientador(es): Dantas, Edmundo Brandão
Assunto: Moda
Consumo
Branding (Marketing)
Marca registrada
Data de publicação: 24-Out-2019
Referência: CARDOSO, Marcus Vinícius Teixeira. Engajamento ambiental como estratégia de branding na moda. 2019. 124 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente estudo buscou entender o processo de desenvolvimento marcário, passando pelo consumo e seus porquês, adentrando o mundo da moda, de modo a investigar e entender como uma marca de moda, indústria essa que é considerada a quinta mais poluente do mundo, pode ter como pedra fundamental do seu branding o discurso ambiental e sustentável. No decorrer do processo, buscou-se analisar, por meio de um estudo de caso da marca carioca Osklen, os elementos necessários para que esse desenvolvimento de marca, com essa peculiaridade, fosse viável. Para isso, foram utilizadas técnicas metodológicas tais como revisão teórico-bibliográfica, análise de conteúdo de marca, além de entrevistas exploratórias com gestores da marca. As descobertas centrais desta pesquisa referem-se ao encaixe possível entre as demandas do consumidor, as ofertas da estratégia das marcas, bem como a tangibilização de uma verdade de marca que torne seu posicionamento e imagem estruturados.
Abstract: This research seeks to understand the branding development process, going through the consumption and its reasons, jumping on the fashion world, in order to investigate how a fashion brand – raised on the fifth most polluting industry in the world – can has the environmental and sustainable speech as the cornerstone of its branding. In the course of this research, we sought to analyse, via Osklen brand case study, the needed elements to make feasible this peculiar branding process. For this, methodological techniques wrap literature review, content analysis, besides interviews with brand managers. The main findings of this work refers to a possible fit between consumer’s demands, the strategical offers of brands, as well as the tangibilization of a brand truth which makes solid its positioning and image.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Comunicação (FAC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-graduação em Comunicação, 2019.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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